Em viagem ao Rio de Janeiro com vice-governador, Agnelo Queiroz anuncia inauguração da Torre Digital e recebe apoio do arquiteto que concebeu Brasília e do presidente de Honra da FIFA para que a capital sedie a abertura da Copa do Mundo de 2014

" /> Em viagem ao Rio de Janeiro com vice-governador, Agnelo Queiroz anuncia inauguração da Torre Digital e recebe apoio do arquiteto que concebeu Brasília e do presidente de Honra da FIFA para que a capital sedie a abertura da Copa do Mundo de 2014

">

23/08/2011 às 03:00

Governador se reúne com Niemeyer e Havelange

Em viagem ao Rio de Janeiro com vice-governador, Agnelo Queiroz anuncia inauguração da Torre Digital e recebe apoio do arquiteto que concebeu Brasília e do presidente de Honra da FIFA para que a capital sedie a abertura da Copa do Mundo de 2014

Por

Secretaria de Comunicação

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, passaram a tarde desta terça-feira no Rio de Janeiro. Tiveram dois encontros históricos. O primeiro, com o arquiteto responsável pelos principais monumentos da capital federal, Oscar Niemeyer. Depois, com o presidente de Honra da Federação Internacional de Futebol (FIFA), João Havelange. Receberam, de ambos, apoio para o trabalho executado à frente do Governo do Distrito Federal e pelo esforço de trazer a abertura da Copa do Mundo de 2014 para Brasília.

Extremamente produtivo aos 103 anos de idade, Oscar Niemeyer recebeu a comitiva brasiliense em sua casa e escritório em Copacabana, bairro da Zona Sul carioca. O arquiteto lança hoje o livro As Igrejas de Oscar Niemeyer, que retrata os monumentos religiosos por ele projetados. Entre os destaques, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, de Brasília.

O governador fez questão de parabenizá-lo por mais esta obra algumas horas antes do lançamento da publicação. E anunciou a intenção de inaugurar, em dezembro, o último monumento projetado por Niemeyer em Brasília, a Torre Digital. “A construção fica pronta até o fim do ano, mas gostaria imensamente, em homenagem a Oscar Niemeyer, de inaugurar a Torre Digital no dia de seu aniversário, em 15 de dezembro”, afirmou Agnelo Queiroz.

“Fico muito feliz de ver o seu entusiasmo em dar continuidade à grande obra de nossa capital federal”, ressaltou Oscar Niemeyer. Agradecido, o arquiteto presenteou o governador com um exemplar de seu livro e o autografou. “Ao Agnelo, que governa tão bem Brasília”, escreveu.

Ícone mundial da arquitetura moderna, Oscar Niemeyer também se mostrou muito receptivo à proposta de Brasília sediar a cerimônia de abertura da Copa do Mundo que será realizada no país em 2014 e ao empenho da atual gestão do GDF de preparar a cidade, antecipadamente, para o Mundial. “É muito justo que Brasília tenha esse desejo. Brasília pertence a todos os brasileiros”, ressaltou.

FIFA – De Copacabana, o governador e o vice partiram para o Centro do Rio, ao encontro do presidente de Honra da FIFA, João Havelange. Nas mãos de Agnelo Queiroz, outro exemplar do livro de Niemeyer, autografado especialmente para o dirigente da Federação Internacional de Futebol.

Reconhecendo a importância de Havelange para o desenvolvimento do esporte, Agnelo Queiroz pediu o apoio do dirigente para a campanha da capital para sediar outro evento esportivo mundial: os jogos universitários (Universíade) de 2017. A candidatura da capital foi formalizada há duas semanas em Shenzhen, China, quando o governador e sua comitiva participaram da edição de 2011 dos jogos.

Havelange mostrou-se empolgado com a ideia. “O que estiver ao meu alcance farei. Agnelo pode contar com meu total apoio nesta campanha”, destacou. Ele também se pronunciou sobre a expectativa de trazer para Brasília a cerimônia e o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014.

“Estou sabendo que vamos fazer um estádio bem bonito para a Copa em Brasília”, comentou, bem humorado. E advertiu: “Copa não é só estádio. É

preciso dar atenção aos aeroportos, à mobilidade urbana, aos hotéis, aos hospitais e à segurança pública”, enumerou.

O governador Agnelo Queiroz informou sobre os andamentos da obra do Estádio Nacional e garantiu que, paralelamente, toda a infraestrutura necessária para a cidade receber o evento está sendo preparada. “Vamos cumprir todos os cronogramas e exigências da FIFA”, ressaltou. O governador destacou a localização privilegiada da arena multiuso que está em construção, já com 35% do trabalho executado, e o fato de a obra prever o dobro das vagas em estacionamento exigidas pela Federação.

“Foram dois grandes encontros que eu tive o privilégio de ter nessa tarde de hoje, com duas pessoas que acumulam tanta experiência, tanta sabedoria, e que tanto fizeram pelo Brasil. Pessoas reconhecidas nacional e internacionalmente. Vim buscar a inspiração e o apoio para melhorar a nossa Brasília”, concluiu Agnelo Queiroz.

Além do vice-governador, Tadeu Filippelli, a secretária de Comunicação Social do DF, Samanta Sallum, também acompanhou o governador Agnelo Queiroz na viagem para o Rio de Janeiro.

00014588