Governador Agnelo Queiroz participa de lançamento de programa de microcrédito no Palácio do Planalto

" /> Governador Agnelo Queiroz participa de lançamento de programa de microcrédito no Palácio do Planalto

">

24/08/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Apoio aos pequenos empreendedores

Governador Agnelo Queiroz participa de lançamento de programa de microcrédito no Palácio do Planalto

Por

Dalila Góes, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou na tarde desta quarta-feira do lançamento do Crescer – Programa Nacional de Microcrédito. O novo programa foi apresentado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em solenidade no Palácio do Planalto. O Crescer é direcionado a empreendedores informais e individuais, além de microempresas com faturamento de até R$ 120 mil anuais. Entre suas diretrizes estão novas condições de financiamento que incluem taxas de juros menores e metas de empréstimos a serem atingidas pelos bancos públicos.

De acordo com Agnelo Queiroz, o programa federal pode ser um dos catalizadores aos novos empresários do Distrito Federal que estão de olho nas oportunidades da Copa do Mundo de 2014. O governador lembrou de um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), feito a pedido do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que prevê a abertura de 2.6 mil novas microempresas no DF até a realização do Mundial de futebol.

“Uma das características do Distrito Federal é justamente esta vocação para a micro e a pequena empresa. E acompanhando este avanço do governo federal nós poderemos oferecer crédito mais barato sem a necessidade da garantia. Tenho a certeza de que seremos muito beneficiados com o Crescer, porque já estamos sintonizados com a proposta”, esclareceu Agnelo Queiroz.

Para a presidenta Dilma Rousseff, o novo programa representa um grande incentivo à democratização do crédito. Ela destacou ainda que o Crescer coroa as conquistas da população nos últimos oito anos do governo Lula. “Queremos dar condições para que pessoas pró-ativas possam abrir e expandir seus negócios, e também gerar riquezas para o país. O programa abrange uma faixa muito maior que o Brasil Sem Miséria, e será um instrumento importante que já permitirá a quem tem seu próprio negócio condições de sair da pobreza”, destacou a presidenta.

Dilma Rousseff apresentou o Programa Nacional de Microcrédito ao lado dos ministros da Fazenda, Guido Mantega; do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.