Primeira-dama do DF participa do lançamento do grupo parlamentar em defesa dos direitos da pessoa idosa

" /> Primeira-dama do DF participa do lançamento do grupo parlamentar em defesa dos direitos da pessoa idosa

">

24/08/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Frente Parlamentar do Idoso

Primeira-dama do DF participa do lançamento do grupo parlamentar em defesa dos direitos da pessoa idosa

Por

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

A primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, participou nesta quarta-feira (24/8) da solenidade de lançamento da Frente Parlamentar de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, no auditório da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Aproximadamente 200 pessoas participaram da sessão, entre idosos, membros de instituições e servidores públicos.

“É uma grande satisfação minha participar do lançamento dessa frente parlamentar”, comemorou a primeira-dama. “Como médica ginecologista, cuido de muitas mulheres idosas e vejo de perto as dificuldades que elas enfrentam. Por isso, escolhi as causas relacionadas aos direitos dos idosos como uma bandeira”, completou Ilza Queiroz.

Dos 2,6 milhões de habitantes do Distrito Federal, 112 mil têm 60 anos ou mais, o que representa 4% da população local. É menor, portanto, que a média nacional, uma vez que o Censo 2010, do IBGE, aponta que, dos 190,7 milhões de brasileiros, 6% estão nessa faixa etária.

De acordo com o deputado distrital Joe Valle, que propôs a sessão solene, “todos os gabinetes dessa Casa estão abertos a atender os idosos”. Ele anunciou que vai destinar todos os anos R$ 1 milhão em emendas para ações voltadas aos idosos.

Também participaram da solenidade, entre outras autoridades, o secretário de Estado do Idoso do DF, Ricardo Quirino; os deputados distritais Evandro Garla, Liliane Roriz e Olair Francisco; a defensora pública e presidente do Conselho do Idoso, Paula Regina Oliveira, e a promotora da Central Judicial do Idoso do DF, Sandra de Oliveira Julião.