Agnelo Queiroz lança programa de transporte escolar por meio de bicicletas

" /> Agnelo Queiroz lança programa de transporte escolar por meio de bicicletas

">

26/08/2011 às 03:00

Caminho da Escola começa pelo Recanto das Emas

Agnelo Queiroz lança programa de transporte escolar por meio de bicicletas

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, lançaram na manhã desta sexta-feira, na Quadra 103 do Recanto das Emas, o Programa Caminho da Escola – Bicicleta Escolar no DF. O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a aderir ao programa Bicicleta Escolar, cujo objetivo é facilitar o percurso de ida e volta de alunos que residem a até 7km de distância da escola. O Recanto das Emas foi escolhido como cidade piloto por ter 36km de ciclovia, a maior do DF. Durante a cerimônia ocorreu a entrega simbólica de 300 bicicletas para os alunos do ensino médio.

“O grande objetivo do projeto é garantir o transporte saudável e ecologicamente correto dos alunos e estimular a atividade física e os cuidados com a saúde”, disse o governador Agnelo Queiroz, que completou: “Nós queremos, com a implantação do programa, criar uma cultura de paz. É natural em uma cidade que tem um nível de civilidade como o DF, que respeita a faixa, que se crie esse ambiente de respeito também ao ciclista”.

O DF é a primeira unidade da Federação a aderir ao programa da União e o transformar em uma política de governo, sob coordenação da Secretaria da Educação e envolvendo diversas secretarias e o Departamento de Trânsito (Detran-DF). O ministro Fernando Haddad explicou que o projeto começa aqui porque o DF tem características propícias ao uso das bicicletas.

“Nós podemos transformar nossas cidades em um lugar melhor e com mais respeito. O Distrito Federal tem uma qualidade no trânsito que é conhecida nacionalmente: o respeito à faixa de pedestre e a cultura de trânsito mais elevada do país”, afirmou o ministro. “Os estudante terão um papel importante nessa cultura da paz no trânsito: primeiro respeitando o meio ambiente e segundo respeitando as leis de trânsito e exigindo respeito dos motoristas e das autoridades públicas”, acrescentou.

As primeiras 300 bicicletas, do total de 3 mil que serão distribuídas em todo o DF, serão entregues aos estudantes dos centros de Ensino Médio 804 e 111 do Recanto das Emas. Podem participar do programa alunos maiores de 14 anos que residam a até 7km da escola. Para a implantação do programa, estão incluídas ações como: qualificação das vias e ciclovias, construção de bicicletários na cidade, campanhas educativas de proteção ao ciclista e curso de formação para a comunidade escolar do Recanto das Emas.

Durante a cerimônia o governador assinou o decreto que cria o Comitê Gestor de Política de Mobilidade Urbana do DF, que envolve nove secretarias, a Novacap, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e o Detran. “Essa é uma ação de todo o governo. Agradeço a oportunidade de darmos início aqui a esse projeto. Espero que nossos alunos esse importante meio de transporte com seriedade e responsabilidade”, concluiu a secretária de Educação, Regina Vinhaes.

Após a solenidade, Agnelo Queiroz, Fernando Haddad, secretários do Governo do Distrito Federal e estudantes beneficiados pelo Caminho da Escola inauguraram as bicicletas do projeto dando uma volta pela Avenida Central do Recanto das Emas.

Ação educativa – O Recanto das Emas começou a se preparar para receber o Caminho da Escola em 26 de julho último, quando Secretaria de Educação e Detran fizeram uma campanha educativa no centro da cidade. A atividade teve o intuito de conscientizar motoristas e alunos quanto à responsabilidade do uso das bicicletas e despertar a atenção dos motoristas para o respeito ao ciclista. Um trabalho que agora entra na fase prática, com os estudantes usando as bicicletas recebidas no percurso casa/escola/casa.

Participaram ainda do lançamento do Caminho da Escola a primeira-dama Ilza Queiroz; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, José Carlos Vanderlei Dias Freitas; as secretárias de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio, e de Comunicação, Samanta Sallum; os secretários de Esporte, Célio Renê; de Publicidade, Abimael Nunes; de Governo, Paulo Tadeu; Particular do governador, Bolivar Rocha; de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela; de Meio Ambiente, Eduardo Brandão, e chefe da Casa Militar, tenente coronel Rogério Leão; os diretores gerais do Departamento de Trânsito do DF, José Bezerra, e do DER, Fauzi Nacfur Júnior; os deputados federais Roberto Policarpo e Ronaldo Fonseca; o deputado distrital Washington Mesquita, e a administradora Regional do Recanto das Emas, Izaldete Carneiro, entre outras autoridades.