Governador anuncia inauguração do Hospital da Criança José Alencar durante abertura do McDia Feliz, ação que recolhe doações para a Abrace

" /> Governador anuncia inauguração do Hospital da Criança José Alencar durante abertura do McDia Feliz, ação que recolhe doações para a Abrace

">

27/08/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Novo hospital em outubro

Governador anuncia inauguração do Hospital da Criança José Alencar durante abertura do McDia Feliz, ação que recolhe doações para a Abrace

Por

Dalila Góes, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, juntamente com a primeira dama Ilza Queiroz, participou na manhã deste sábado (27/08) da abertura oficial do McDia Feliz, ação coordenada pelo Instituto Ronald McDonald e que atende a mais de 70 projetos de apoio a crianças e adolescentes com câncer em todo o país, entre eles o Hospital da Criança José Alencar, em Brasília. Na oportunidade, ele anunciou a inauguração do Hospital, obra foi construída pela Abrace, instituição beneficada pela ação, em 2008, que já funciona parcialmente.

“Mais um compromisso deste governo se torna realidade. O hospital foi deixado de lado por gestões passadas, mas agora tenho o orgulho de anunciar que em outubro teremos mais um centro de referência em saúde no Distrito Federal”, anunciou.

O Hospital foi construído pela Abrace com doações da sociedade e vai tratar de crianças com câncer e especialidades pediátricas de média e alta complexidade. A gestáo é uma parceria entre o Instituto do Câncer Infantil e Especialidades Pediátricas, criado pela instituição exclusivamente para administrar o hospital, e o GDF, que arcará com a manutenção das instalações.

O secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, anuciou que outros estados já se interessaram pelo modelo de parceria. “A Bahia já nos procurou para saber detalhes de como nosso projeto está sendo realizado para que façam o mesmo por lá”, afirmou.

Ilda Peliz, presidente da Abrace, lembrou que neste ano os recursos obtidos com o McDia Feliz serão investidos na construção de um espaço de apoio a familiares de pacientes com ambiente de descanso, realização de tarefas lúdicas, preparo de pequenas refeições, terapia ocupacional para os pais, além de recreação para crianças e adolescentes, como jogos, pintura, cinema e também classe hospitalar. “É uma honra termos a presença de autoridades comprometidas com a saúde neste dia tão importante. As crianças e as famílias do Distrito Federal estão muito contentes”, agradeceu Ilda Peliz.

Também estiveram presentes na cerimônia os secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela; Particular do governador, Bolívar Rocha; a diretora geral da Polícia Civil, Mailine Alvarenga; a secretária ajunta de Comunicação, Mariana Ramos; a madrinha da Abrace e viúva do ex-vice-presidente da República José Alencar, Mariza Campos Gomes da Silva; o representante do franqueados McDonald’s no Distrito Federal, Nadim Haddad; o secretário-executivo do Banco do Brasil, Luis Cláudio Ligabue; e o diretor do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar, Renilson Rehen.