Governador participa de evento que comemora o sonho de Dom Bosco e o aniversário da cidade

" /> Governador participa de evento que comemora o sonho de Dom Bosco e o aniversário da cidade

">

28/08/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

51 anos de Lago Sul

Governador participa de evento que comemora o sonho de Dom Bosco e o aniversário da cidade

Por

Dalila Góes, da Agência Brasília

As comemorações do aniversário de 51 anos do Lago Sul começaram oficialmente na manhã deste domingo (28/8) com uma caminhada de jovens religiosos salesianos e também um cortejo naútico, que seguiu do Pontão do Lago Sul até a Ermida Dom Bosco. O governador Agnelo Queiroz e a primeira-dama, Ilza Queiroz, participaram da procissão náutica, que também celebrou o sonho de Dom Bosco, padre italiano que no século XIX previu onde seria construída a capital do Brasil: entre os paralelos 15 e 20. Logo após o cortejo, participaram da missa na Ermida Dom Bosco celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, para a comunidade e autoridades presentes.

“O trabalho social e de evangelização dos salesianos é importantíssimo para a população e sinônimo de solidariedade e oportunidades. Lembro muito bem, à época em que fui Ministro do Esporte, de parcerias com essa comunidade religiosa aqui no Brasil e também em outros países, como Angola”, recordou o governador referindo-se ao projeto “Inserção Social pela Prática Esportiva”, em que voluntários salesianos participaram de programas sócio-educativos no país africano.

No calendário das comemorações do Lago Sul ainda está uma exposição realizada pelo Arquivo Público do Distrito Federal. A mostra Sonhos e História ficará até às 20h de hoje (28/08) no Centro Comercial Gilberto Salomão. São vinte fotos que contam a história do Lago Sul desde a sua criação. Depois a exposição segue para visitação permanente na Administração da cidade.

“Essa é uma comemoração especialíssima, e a população, não só do Lago, mas de todo o Distrito Federal, pode e deve conhecer as fotos em exposição. É um pedaço de nossa história”, convidou o governador.

Benfeitorias

Para a comemoração, o Lago Sul foi contemplado novamente com a Operação Cidade Limpa, que inclui roçagem, desobstrução de boca de lobo, limpeza de paradas de ônibus, poda de árvores, remoção de lixo e de entulho, pintura de meios fios e de poste, trocas de lâmpadas e reatores, além de varrição das vias públicas.

Além disso, foi inaugurado este ano um dos Pontos de Encontro Comunitário (PEC), localizado na QI 17. A estrutura é integrada por dez aparelhos de ginástica, além de bancos, mesas em madeira e um jardim com pérgula para sombra. Outra ação desenvolvida foi a retomada do programa exclusivo de atividades Curtindo a Vida Com + de 60. A volta do projeto, feita a pedido dos moradores, foi iniciativa também da primeira dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, que participou da reinauguração em junho.

Já entre as benfeitorias do Centro Educacional do Lago Sul, localizado na QI 9, estão serviços de roçagem, troca das tampas dos bueiros e poda de raízes que entravam na tubulação de esgoto, escoamento de água e consertos na parte elétrica. No quesito segurança pública, a Secretaria de Segurança Pública lançou a operação Dias Melhores. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, além de ter a participação da comunidade e dos conselhos regionais de segurança. O objetivo é aplicar iniciativas estratégicas que inibam o crime, estimulem a participação da comunidade e integrem órgãos governamentais para a participação nas atividades de segurança.

Lago Sul

A Região Administrativa do Lago Sul foi criada pela Lei nº 643, de 10 de janeiro 1994 e ézona de influência da área tombada do Distrito Federal. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 o Lago Sul contava com 29.537 moradores o que representa 1,15% da população do Distrito Federal. Ainda segundo o IBGE, o Lago Sul é a região com o maior percentual de idosos na sua população (19,98%).

A Região Administrativa está inserida nas Áreas de Proteção Ambiental do Gama Cabeça de Veado e do Lago Paranoá. Além disso, engloba os parques Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul (QL 12/14); Garça Branca (QL 16/18); das Copaíbas (Ql 26/28); Bernardo Sayão (QI 27/29); Ermida Dom Bosco (QL 30); Península Sul (QL 12); Santuário Ecológico Canjerana (QI 23/25), do Riacho Fundo (QL 02/04); do Bosque (QL 10); do Cerradão (SMDB 12); do Paranoá Sul; além da Área de Relevante Interesse Ecológico, Estações Ecológicas do Jardim Botânico; Reserva Ecológica do IBGE; Fazenda Água Limpa da UnB; e a Área Núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado.

Também participaram das comemorações os secretários do Meio Ambiente, Eduardo Brandão; Particular do governador, Bolívar Rocha; a secretária adjunta de Comunicação, Mariana Ramos; e os administradores Regionais do Lago Sul, Abdon Henrique; e de Brasília, José Messias.

00014704