Novas instalações no Centro de Saúde nº 14 elevarão a qualidade de vida dos moradores da região

" /> Novas instalações no Centro de Saúde nº 14 elevarão a qualidade de vida dos moradores da região

">

31/08/2011 às 03:00

Centro de Saúde do Cruzeiro Velho

Novas instalações no Centro de Saúde nº 14 elevarão a qualidade de vida dos moradores da região

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do vice-governador, Tadeu Filippelli, realizou na manhã desta quarta-feira a reinauguração do Centro de Saúde nº 14 do Cruzeiro Velho. A unidade estava fechada desde novembro do ano passado. Foram investidos mais de R$ 1 milhão na reconstrução do centro de saúde, construído há 28 anos e que atende cerca de 200 pessoas por dia. A região possui 31.494 habitantes

“Nós tivemos que, praticamente, reconstruir o Centro de Saúde nº 14. Desde o teto ao piso, as salas, a parte elétrica e hidráulica… Tudo para melhorar a atenção à saúde da população”, declarou o governador Agnelo Queiroz, que falou ainda sobre as melhorias diárias que estão sendo apresentadas pela atual gestão.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, lembrou a importância do centro de saúde. “A entrega do CS 14 faz parte de uma vasta agenda da Saúde, que apenas hoje está lançando a Campanha de Enfrentamento ao Crack e realizando a abertura da 8ª Conferência de Saúde do DF”, destacou o secretário. “Nós estamos entregando a cada dia uma nova unidade, melhorando as estruturas, seja um pronto-socorro ou uma unidade de saúde, as equipes de Saúde Família, UPAs”, acrescentou Agnelo Queiroz.

O Centro de Saúde nº 14 do Cruzeiro Velho é referência no atendimento à criança, à mulher e, especialmente, aos idosos, já que a região possui uma grande concentração de moradores da melhor idade. “Este é um centro muito especial que nos ajuda a fortalecer a atenção básica à saúde”, afirmou o governador. Durante a obra, todos os serviços foram transferidos para o Centro de Saúde 9, no Cruzeiro Novo.

Nova estrutura – Ao todo foram criados 12 consultórios no Centro de Saúde 14: há quatro salas para acolhimento da criança e da mulher, além de uma sala de odontologia com cadeiras novas e escovódromo. Houve a ampliação da sala de vacinas e foram criadas ainda salas para banho da criança, nebulização, tratamento e curativo, na qual os pacientes contam com equipamentos de reanimação com duas macas (infantil e adulto), além de um lava pés com ducha higiênica.

A recepção e a identificação do paciente estão informatizadas e os consultórios de pediatria, de clínica médica e de ginecologia ganharam desenhos e murais. Há ainda, entre outros espaços, salas de enfermagem, de assistência social, laboratório, farmácia, banheiro exclusivo para pacientes com necessidades especiais, guarda volumes e um pequeno auditório com 24 lugares para reuniões, palestras e eventos, entre outros espaços.

Academia da Saúde – O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, aproveitou para anunciar que os moradores da vizinhança farão parte do programa Academia da Saúde, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde.

“Estamos fazendo a adesão ao programa Academia da Saúde e vamos começar a implantar em cada regional. Aqui no Cruzeiro, por uma definição nossa, atenderá os idosos que utilizam os equipamentos de ginástica aqui perto do Centro 14”, destacou Rafael Barbosa.

Os usuários do Ponto de Encontro Comunitário (PEC) – ou academias comunitárias, como são conhecidas – da quadra 14 do Cruzeiro Velho serão supervisionados por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais da saúde (médicos, nutricionistas e fisioterapeutas, entre outros) e de educação física. O programa faz parte do novo paradigma de atenção à saúde básica do GDF, que está investindo na saúde primária.

Também participaram da reinauguração do Centro de Saúde 14 os secretários de Estado de Publicidade Institucional, Abimael Nunes; Particular do governador, Bolivar Rocha, e chefe da Casa Militar, tenente-coronel Rogério Leão; o subsecretário de Atenção à Saúde, Ivan Castelli; o assessor Especial da Secretaria de Saúde, Delmo Menezes, e o subsecretário de Logística da secretaria, José Novaes Falcão; os administradores Regionais do Cruzeiro, Salin Sidharta, e da Octogonal e Sudoeste, Marcelo Siciliano; o diretor do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Paulo Henrique Feitosa, e a diretora do Centro de Saúde 14, Maria do Socorro Araújo, dentre outras autoridades e lideranças comunitárias.

00014779