GDF apresenta duas novas aeronaves capazes de registrar a presença de suspeitos, mesmo na ausência de iluminação

" /> GDF apresenta duas novas aeronaves capazes de registrar a presença de suspeitos, mesmo na ausência de iluminação

">

02/09/2011 às 03:00

PMDF recebe helicópteros com alta tecnologia

GDF apresenta duas novas aeronaves capazes de registrar a presença de suspeitos, mesmo na ausência de iluminação

Por


Governador Agnelo Queiroz entregou à PMDF dois helicópteros equipados com tecnologia de ponta
Governador Agnelo Queiroz entregou à PMDF dois helicópteros equipados com tecnologia de ponta. Foto: Roberto Barroso

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entregou nesta sexta-feira dois novos helicópteros, modelo esquilo, à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Os novos equipamentos, que serão utilizados pelo Batalhão de Aviação Operacional da Polícia (Bavop), estão equipados com aparelhos de última geração e integrarão as ações de policiamento inteligente do Governo do Distrito Federal.

“Esses são equipamentos de ponta, de alta tecnologia, que vão ampliar a eficiência da segurança pública. É mais uma estrutura para aperfeiçoar a nossa segurança”, declarou o governador Agnelo Queiroz.

O investimento de R$ 13 milhões faz parte da nova política de enfrentamento à criminalidade do governo e já estava prevista, como explicou o comandante-geral da Polícia Militar do DF, Paulo Roberto Rosback. “Nós estamos cumprindo o Planejamento Estratégico e fazendo uma prospecção da nossa corporação até 2022, com a aquisição de novas tecnologias e a capacitação de recursos humanos”, destacou.

As novas aquisições foram fabricadas por encomenda e trarão agilidade para os atendimentos de ocorrências, podendo ser utilizadas em buscas na mata, atendimentos em geral e no apoio a ocorrências de trânsito. A PMDF contava com apenas um helicóptero (com 20 anos de uso): agora são três a serviço da população.

Segundo o governador, poucas cidades do mundo possuem aparelhos como os dois helicópteros que foram entregues nesta sexta-feira, cuja utilização será importante para garantir também a segurança durante a agenda de eventos esportivos que se iniciarão a partir de 2013, com a Copa das Confederações, passando pela Copa do Mundo, em 2014; a Copa América, em 2015; as Olimpíadas, de 2016, e a provável vinda das Universíade para a cidade em 2017.

“Os novos helicópteros vão dotar a PM de condições espetaculares na segurança do povo do Distrito Federal e, também, para recebermos grandes eventos esportivos, onde a segurança pública é ponto indispensável”, disse Agnelo Queiroz.

“As nossas corporações são consideradas as melhores do Brasil e este é um impulso importante para nosso desempenho nos grandes eventos que estão por vir”, completou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Além da entrega de viaturas, realizada pelo GDF desde o inicio da atual gestão, também foram efetivados 700 novos policiais preparados e equipados – inclusive com armas não letais – para atuarem nas ruas e nas mais diversas situações de combate à criminalidade.

Alta tecnologia – Os helicópteros são equipados com equipamentos e tecnologias de ponta, como rádio e iluminação noturna. Contam com autonomia de três horas de vôo. Além disso, possuem uma nova tecnologia, o sistema Flir, que produz o “imageamento”, que permite localizar pessoas no escuro. A PMDF é a única polícia no Brasil que possui esta tecnologia.

Para o manuseio e operação da aeronave, foi realizada a capacitação de pessoal. A PMDF conta atualmente com 12 pilotos e 16 tripulantes operacionais, além de seis mecânicos.

Esta já é a quarta entrega de novos veículos para a área de Segurança Pública realizada pelo governador Agnelo Queiroz: foram três para a PMDF e uma para o Corpo de Bombeiros, totalizando cerca de 500 viaturas. Nos próximos dias o GDF deverá entregar outros dois helicópteros para o Corpo de Bombeiro.

Participaram ainda da cerimônia de hoje cedo o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício; os secretários chefe da Casa Militar, tenente-coronel Rogério Leão; de Governo, Paulo Tadeu; de Publicidade, Abimael Nunes; Particular do governador, Bolivar Rocha; de Ordem Pública e Social, Agrício Silva; de Defesa Civil, Paulo Matos e de Comunicação Social, Samanta Sallum; além do comandante do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Márcio Matos, entre outras autoridades civis e militares.