Cidade ganhará parque em homenagem ao ambientalista Ezechias Heringer

" /> Cidade ganhará parque em homenagem ao ambientalista Ezechias Heringer

">

03/09/2011 às 03:00

Parque ecológico no Guará

Cidade ganhará parque em homenagem ao ambientalista Ezechias Heringer

Por


. Foto: Roberto Barroso

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira dama, Ilza Queiroz, dos secretários de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Eduardo Brandão, e de Transportes José Walter Vazquez e o presidente interino do Ibram Nilton Reis, assinaram na manhã deste sábado a ordem de serviço para o início das obras de reforma do Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará. As obras fazem parte do programa Brasília, Cidade Parque, que até o final de 2014 entregará aos morados do DF 68 novos parques ecológicos, de preservação ambiental e multiuso.

“A construção do Parque Ezechias Heringer é uma conquista dos moradores do Guará, que resistiram para ter seu parque”, parabenizou Agnelo Queiroz, lembrando que a região era disputada pela especulação imobiliária.

Para o administrador do Guará, Carlos Nogueira da Costa, a “ação do GDF vem coroar muitos anos de luta em prol da coletividade da cidade. Este momento marca a história de nossa cidade, não só para o Guará, mas de todas as cidades circunvizinhas que poderão usá-lo.”

Para a conclusão das obras, serão utilizadas as chamadas compensações ambientais, cobradas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) de empresas públicas e privadas que alterem ou causem danos ao meio ambiente quando realizam obras e a construção de empreendimentos. No caso do Parque do Guará serão utilizadas duas compensações.

O secretário Eduardo Brandão anunciou que o Ibram passará a ter um cadastro que fiscalizará quais empresas, públicas e privadas, estão de fato realizando as compensações ambientais. “Será criado um cadastro de empreendedores para analisar se as empresas estão em dia com as compensações. Caso elas não estejam, não terão novos projetos analisados pelo Ibram”, declarou Eduardo Brandão.

O GDF pretende utilizar as melhorias na cidade para atrair também o setor produtivo. “A qualidade de vida será a principal forma de desenvolvimento econômico e servirá para atrair grandes empresas”, declarou Agnelo Queiroz.

A previsão é que o parque esteja pronto para o uso dos moradores em oito meses. Durante esse período, receberá dez intervenções, como a construção de uma nova sede e de uma biblioteca, novos banheiros, chuveiros, quadras poliesportivas, ciclovias e coopervias, pontos de encontro comunitário, sala de projeção, playground, centro de recepção de visitantes, entre outras.

O parque também será acessível às pessoas que possuam deficiência visual e para turistas, que poderão se localizar por placas bilíngues.

Patrono do Parque – O parque recebeu o nome do pesquisador Ezechias Heringer, que descobriu centenas de espécies de orquídeas por todo o DF. Ele veio para Brasília ainda em 1960, a convite do então presidente Juscelino Kubitschek para estudar o bioma da nova capital. Foi professor na Universidade de Brasília e morreu em 1987.

Brasília, Cidade Parque – O programa Brasília, Cidade Parque é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibram). Os recursos utilizados são de compensações ambientais e florestais que são pagos por construtoras e empresas que causaram alterações ambientais ao erguerem novos empreendimentos. As obras no Parque Ecológico de Águas Claras serão realizadas pela Direcional Engenharia, na forma de compensação ambiental, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e com a Administração Regional de Águas Claras.

Copa de 2014 – A revitalização e a construção de novos parques também fazem parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Neles, serão desenvolvidos projetos que atendam tanto aos turistas que vierem para o evento, como os brasilienses, que utilizam durante todo o tempo os locais.

Estiveram presentes ainda à cerimônia os secretários de Turismo, Luiz Otávio Neves; Particular do Governador, Bolivar Rocha e de Publicidade, Abimael Nunes; os deputados federais Erika Kokay e Roberto Policarpo; o deputado distrital Evandro Garla; o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Roberto Carlos Batista; o comandante do batalhão de Meio Ambiente da Polícia Militar tenente-coronel Ribas e a filha do ecologista Ezechias Heringer, Ana Júlia Heringer, entre outras autoridades locais.