Medida facilita o acesso e reduz filas

" /> Medida facilita o acesso e reduz filas

">

05/09/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Metrô-DF lança Cartão Flex

 

Medida facilita o acesso e reduz filas

Por

Os usuários do Metrô-DF contam, a partir desta segunda-feira (5/9), com mais uma opção para facilitar o acesso ao sistema, evitar filas e agilizar o fluxo nas estações, principalmente, nos horários de pico. Os passageiros que costumam comprar cartões unitários poderão optar pelo Cartão Flex, que não exige cadastro prévio para a aquisição e permite a compra de valores em reais e a recarga ilimitada de créditos.

Entre as vantagens, com o novo cartão, cada acesso terá debitado exatamente o valor relativo ao preço do dia, observando as diferenças de tarifa de R$ 3 de segunda a sexta-feira, e R$ 2 aos finais de semana e feriados. Já os cartões unitários, que têm valor de um trecho apenas, quando comprados durante a semana, podem gerar prejuízos ao serem utilizados aos finais de semana, pela diferença entre o valor do dia do uso e o valor anteriormente pago.

Com o novo Cartão Flex, os créditos têm validade de 90 dias e podem ser utilizados a qualquer momento dentro desse prazo, com a garantia de que o valor debitado será sempre aquele correspondente à tarifa vigente na ocasião do uso. Para isso, o novo Cartão Flex não ficará retido no bloqueio, mas será levado pelo passageiro.

Vale lembrar que após o vencimento dos 90 dias, o Metrô não fará reembolso do saldo perdido. Para um maior controle e transparência, o saldo poderá ser consultado a qualquer momento, nas bilheterias e nos totens instalados em todas as estações.

Para atender aos passageiros que utilizam o Metrô eventualmente, a Companhia manterá o Cartão Unitário, mas este passa a ter validade de apenas três dias após a compra. Outro detalhe importante sobre essa opção é que, em virtude da tarifa diferenciada, os cartões unitários adquiridos aos sábados, domingos e feriados só poderão ser utilizados no dia da compra, sem direito a ressarcimento ou troca.

O Metrô-DF oferece também o Cartão Múltiplo, que proporciona ainda mais conforto e segurança. Essa opção, adquirida mediante cadastro prévio no site da Companhia (www.metro.df.gov.br), permite a inserção de créditos pela internet. E como os dados do Cartão Múltiplo ficam armazenados num sistema e não no próprio cartão, é possível recuperar o valor existente em caso de extravio.