Evento foi organizado pelo GDF, pelo Ministério da Defesa e pela Secom da Presidência

" /> Evento foi organizado pelo GDF, pelo Ministério da Defesa e pela Secom da Presidência

">

07/09/2011 às 03:00

40 mil na Festa da Independência

Evento foi organizado pelo GDF, pelo Ministério da Defesa e pela Secom da Presidência

Por


A festa encerrou com a aguardada apresentação da Esquadrilha da Fumaça ).
A festa encerrou com a aguardada apresentação da Esquadrilha da Fumaça ).. Foto: Mary Leal

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foi um dos anfitriões da festa pelo Dia da Independência na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ao lado da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Defesa, Celso Amorim. A Polícia Militar do DF (PMDF) estimou em 40 mil pessoas o público que acompanhou o percurso de 2km por onde desfilaram estudantes e militares.
 
A presidenta chegou pouco antes das 9h da manhã, em carro aberto, e recebeu as boas vindas do governador Agnelo Queiroz e do ministro Celso Amorim. Em seguida, ela passou em revista as tropas e autorizou o início do desfile.
 
“É uma honra participar da comemoração deste dia tão importante para o povo brasileiro. É muito emocionante ver a Esplanada lotada, cheia de brasilienses e brasileiros que vieram prestigiar essa data, que é um dia da família e da alegria”, comemorou o governador. Para Agnelo Queiroz, a população tem motivo para manifestar seu patriotismo. “O Brasil conquistou grandes avanços sociais desde o governo do presidente Lula, dando continuidade com a presidenta Dilma Rousseff”, afirmou.
 
Este ano o tema da festa foi “Construir um Brasil que avança está em nossas mãos”. A festa começou com os campeões de natação, Cesar Cielo, e de maratona aquática, Ana Marcela Cunha, carregando o fogo simbólico até a frente do palanque das autoridades. A parada cívico militar durou duas horas e contou com a participação de escolas, da Polícia Federal, de militares da Aeronáutica, do Exército e da Marinha, entre outros. Os comandantes da PMDF, Paulo Roberto Rosback, e do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Márcio Matos, desfilaram à frente de suas corporações. A festa foi encerrada pela Esquadrilha da Fumaça, que executou suas tradicionais manobras.
 
A infraestrutura do evento contou com arquibancadas cobertas para 20 mil pessoas, tribunas para autoridades e mil convidados, sistema de som ao longo de todo o percurso, três telões, 300 banheiros químicos, 35 pontos de distribuição de água e 15 postos de atendimento da Secretaria de Saúde do DF. Os custos da montagem de toda essa estrutura são de aproximadamente R$ 900 mil e a empresa responsável foi escolhida por meio de pregão eletrônico.
 
Autoridades do primeiro escalão do Governo do Distrito Federal e do governo federal prestigiaram a festa organizada pelo GDF, pelo Ministério da Defesa e pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
 
Outras atividades – A Secretaria de Cultura do DF preparou uma programação especial, com atrações musicais, durante todo o dia, no campo central da Esplanada dos Ministérios. Os shows fazem parte da série de eventos da Semana da Pátria, que termina ao som do pianista Arthur Moreira Lima junto com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, na Torre de TV.
 
00015012

Também na Esplanada, a partir das 16h, 38 balões darão início ao campeonato de balonismo que reúne pilotos da Confederação Brasileira de Balonismo. Um dos balões, em formato de bandeira do Brasil, com seus 24 metros de altura (correspondente a altura de um edifício de ministério), chamou bastante a atenção de quem comparaceu ao desfile. De acordo com os organizadores, em todo o mundo existe somente mais um balão de competição em forma de bandeira. O campeonato segue até sábado (10/9), com duas decolagens diárias: a partir das 7h e a partir das 16h.
 
Ainda na região central da capital, foi realizada a Marcha Contra a Corrupção. Os manifestantes se organizaram pelas redes sociais e caminharam do Museu da República até o gramado em frente ao Congresso Nacional. Eles pediram o fim do voto secreto na Câmara e no Senado e punição para políticos corruptos. “Essa é uma bandeira de todos nós: minha e da presidenta Dilma.”, declarou Agnelo Queiroz.