07/09/2011 às 03:00

Clássicos na Torre de TV

Concerto com Arthur Moreira Lima reuniu cerca de 1,5 mil no encerramento da Semana da Pátria no Distrito Federal

Por


. Foto: Pedro Ventura

Dalila Góes, da Agência Brasília

As comemorações da Semana da Pátria foram encerrradas na noite de hoje (07/09) com um concerto do pianista Arthur Moreira Lima acompanhado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Cerca de 1,5 mil se reuniram no gramado em frente à Torre de Televisão para ouvir clássicos de Bach, Chopin, além de compositores brasileiros como Pixinguinha e Luiz Gonzaga.

00015070

Acompanhado da primeira dama, Ilza Queiroz, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, prestigiou o evento que levou gratuitamente a música clássica a um público atento e bem exigente. “Estou surpreso e verdadeiramente emocionado. Foi um show precioso, uma homenagem linda ao povo brasileiro neste 7 de setembro”, exaltou o governador.

00015074

Na oportunidade, Agnelo Queiroz também fez questão de lembrar que a Orquestra Sinfônica, conduzida pelo maestro e violinista Cláudio Cohen, se apresenta todas as terças-feiras no Teatro Nacional Cláudio Santoro. As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do próprio teatro. “Às pessoas que estiveram aqui hoje pela primeira vez e que gostaram do que ouviram, podem, e devem acompanhar as apresentações desses músicos maravilhosos”, convidou.

00015072

Já o pianista Arthur Moreira Lima, que desde 31 de agosto está no Distrito Federal com o projeto Um Piano Pela Estrada, sentiu-se honrado com o convite para tocar em uma data tão especial. O músico fez questão de desmistificar o senso comum de que brasileiro não gosta de música erudita. “Veja só quantas famílias, crianças e jovens estão aqui para nos ouvir. Estamos formando e conquistando cada vez mais fãs dos clássicos nacionais e internacionais. O lugar escolhido é lindo, e só vejo felicidade neste dia da Independência do Brasil”, elogiou.

00015077

Além da Torre de TV, Arthur Moreira Lima se apresentou em seis cidades do Distrito Federal: Gama, Brazlândia, Sobradinho II, Riacho Fundo, Planaltina, Vicente Pires. Todas as apresentações fizeram parte das comemorações da Semana da Pátria.

 
Também prestigiaram o concerto os secretários de Cultura, Hamilton Pereira; de Turismo, Luís Otávio Neves; o administrador regional de Brasília, Messias de Souza; e o administrador do Parque da Cidade, Paulo Dubois.