Programação em Brasília inclui shows, projeções temáticas e grafiteiros

" /> Programação em Brasília inclui shows, projeções temáticas e grafiteiros

">

12/09/2011 às 03:00

Contagem regressiva de mil dias para a Copa

Programação em Brasília inclui shows, projeções temáticas e grafiteiros

Por

Secretaria de Comunicação

O Governo do Distrito Federal programou uma grande festa pela abertura da Copa do Mundo de 2014. A partir desta sexta-feira (16/09), o mundo inicia a contagem regressiva de mil dias para o maior evento esportivo do planeta. E Brasília larga na frente, mais uma vez, oferecendo para a população uma grande comemoração que abraça as diversas manifestações culturais e sociais. Serão realizados shows, projeções, intervenções de grafismo e balonismo.
 

O palco será o estacionamento do novo Estádio Nacional de Brasília. Uma intervenção de Grafitti abre a comemoração. Os quase dois quilômetros de tapume que cercam as obras do estádio serão grafitados por 100 artistas, que trabalharão em grupos com cinco pessoas cada. Eles terão como tema “Brasília e a Copa do Mundo de 2014”.
 

Cada grupo de grafiteiros terá o espaço de 50 metros e ficará responsável por presentear a cidade com um painel. Como resultado das intervenções, todas as artes serão transformadas em cartões postais que serão distribuídos em espaços públicos. As obras também circularão por vários espaços culturais em exposições.
 

Artistas regionais e nacionais abrilhantam a programação com apresentações musicais. As cantoras baianas Claudia Leitte e Daniela Mercury agitarão o evento, assim como o grupo Restart. A programação também inclui atrações locais, como os DJs do Criolina, Geórgia W Alô, Surdodum, Pé-de-cerrado e Maracangalha.
 

Diversas Secretarias de Governo estão mobilizadas para a realização das comemorações, como a de Cultura, Esportes, Governo, Transportes, Segurança, entre outras.
 

Mas as comemorações vão além do estádio. Durante a noite serão realizadas projeções na cúpula do Museu Nacional da República e em painéis no ginásio Nilson Nelson. Além das imagens voltadas ao espetáculo do futebol, um vídeo institucional sobre a campanha de Brasília para ser a sede de abertura do Mundial será exibido nos dois monumentos.
 

Também faz parte da mobilização pela disputa para a abertura da Copa uma iluminação especial em verde e amarelo, que enfeitará monumentos públicos como a Esplanada dos Ministérios, o Memorial JK, a Ponte JK, a Catedral e a Torre de TV. O céu de Brasília também representará todo o envolvimento da nação. Balões em formato de bola e da bandeira do Brasil circularão pelo céu da cidade durante a festa.

Confira a programação:

Quinta-feira,15/09/2011

10h às 18h – intervenção de graffitti no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília
 

Sexta-feira, 16/09/2011

10h às 18h – intervenção de grafiti no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília e apresentação de balonismo.
 

A partir das 18h – Shows no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília e projeções no ginásio Nilson Nelson.