PMDF entra na contagem regressiva dos mil dias para a Copa. Há simulações de abordagens, desarmamento de explosivos e combate ao tráfico de drogas. Dia termina com ação durante shows

" /> PMDF entra na contagem regressiva dos mil dias para a Copa. Há simulações de abordagens, desarmamento de explosivos e combate ao tráfico de drogas. Dia termina com ação durante shows

">

16/09/2011 às 03:00

Segurança garantida

PMDF entra na contagem regressiva dos mil dias para a Copa. Há simulações de abordagens, desarmamento de explosivos e combate ao tráfico de drogas. Dia termina com ação durante shows

Por


Policiais do BOPE treinam rapel na Torre de TV
Policiais do BOPE treinam rapel na Torre de TV. Foto: Pedro Ventura

Nesta sexta-feira (16/09), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) intensificará o policiamento em pontos estratégicos do Distrito Federal, em especial nos eventos que marcam os mil dias para a Copa do Mundo de 2014. A Polícia Militar pretende utilizar os shows como mais uma oportunidade para o treinamento dos PMs que atuarão durante o Mundial. Durante todo o dia cerca de 50 batalhões da corporação, com quase 1,5 mil policiais, em 88 viaturas e 82 motocicletas, garantirão a segurança da população que irá participar da programação cultural.

O trabalho começou às 6h, quando cerca de 30 policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) fizeram uma varredura no mirante da Torre de TV. Entre o monumento e a Praça das Fontes, o esquadrão anti-bombas desarmou um artefato que estava dentro de uma mala. “A simulação ocorreu como esperado. O objeto foi deixado aqui e após passarmos pelo raio-x confirmamos que era um explosivo. O operador, vestido com roupas apropriadas, fez a desativação. A operação foi um sucesso”, explicou o chefe da Comunicação da PM, Major Adriano Meirelles.
 

De acordo com o comandante do Esquadrão de Bombas, capitão Borges, esses testes são importantes para preparar a cidade para possíveis ataques durante a Copa do Mundo. Afinal, a maioria dos órgãos governamentais e representações diplomáticas estão na capital da República. “Esses treinamentos são realizados já pensando na Copa de 2014. Todos os procedimentos são feitos dentro das normas de segurança internacionais”, destacou o capitão. O trabalho na Torre de TV terminou com a equipe do BOPE treinando técnicas de rapel num dos mais visitados monumentos de Brasília.

No Lago – Ainda durante a manhã, o Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA) realizou simulação de abordagem em embarcações nas margens do Lago Paranoá e também fez o patrulhamento no Parque Ecológico Dom Bosco. A equipe composta por 16 policiais utilizou quatro embarcações e quatro jet skis, além de uma viatura Nissan Frontier, usada para apoiar, em terra, a abordagem. O carro é uma das 61 novas viaturas especiais adquiridas pela corporação para ser usada também durante os jogos da Copa.
 

O comandante de Abordagem à Embarcação, Cláudio Ribas de Sousa, explicou que esse tipo de atuação é feita rotineiramente. “No entanto, temos que realizar mais treinamentos para garantir a segurança tanto da população do DF quanto dos turistas. E sabemos que o lago será um lugar bastante procurado”, comentou.
 

Ainda de acordo com o comandante, para a Copa de 2014, 36 homens trabalharão constantemente para realizar as abordagens a condutores de embarcações que estiverem embriagados ou indivíduos que cometerem crimes ambientais, por exemplo. “Esse número de policiais é suficiente para monitorar o lago. Além disso, hoje nós já contamos com seis embarcações, sendo seis Flex de 7,5 metros e duas de 5,60 metros, uma lancha Triton Comando Móvel e oito jet skis com 1600 cilindradas”, enumerou o oficial.
 

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck também entrou no roteiro das operações especiais preparadas pela PMDF para esta sexta-feira. O Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) foi usado em demonstrações de farejamento de drogas e explosivos. Além disso, militares do Grupamento de Policiamento Turístico (Gptur), fluentes em mais de um idioma, participaram de treinamento de atendimento ao público: serão eles os responsáveis pelo contato com turistas e delegações estrangeiras.
 

As atividades continuam durante toda a tarde e noite, só terminando ao fim dos shows no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília. Confira a programação dos treinamentos:
 

13h – Policiamento aéreo, realizado pelo Batalhão de Aviação Operacional (Bavop). Até às 18h, área central de Brasília. Após esse horário e até o fim dos shows, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília.
 

16h – Ponto de bloqueio e fiscalização de trânsito, feito pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV). Local: DF-004, próximo ao Clube do Servidor.
 

17h – Policiamento tático e abordagem tática, feita pelo Patamo, do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Local: Parque da Cidade.
 

18h – Demonstração e atuação do Choque Montado, realizado pelo Regimento de Polícia Montada (Rpmon). Local: Estádio Mané Garrincha, durante o início dos shows.