Governador Agnelo Queiroz expõe em seminário em Manaus os exemplos de sustentabilidade da obra do Estádio Nacional de Brasília

" /> Governador Agnelo Queiroz expõe em seminário em Manaus os exemplos de sustentabilidade da obra do Estádio Nacional de Brasília

">

28/09/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Copa e Sustentabilidade

Governador Agnelo Queiroz expõe em seminário em Manaus os exemplos de sustentabilidade da obra do Estádio Nacional de Brasília

Por


. Foto: Roberto Barroso

Secretaria de Comunicação

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou, na tarde de hoje, da abertura do seminário “Copa 2014: Sustentabilidade e Legado”. Realizado durante dois dias em Manaus (AM), o evento é organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Ministério do Esporte e com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura de Manaus.

Agnelo Queiroz foi convidado para apresentar aos participantes do evento o projeto do Estádio Nacional de Brasília. A ecoarena concorre ao selo Leed Platinum – a máxima certificação ambiental do mundo. “Para alcançar essa certificação, estamos tendo cuidado especial com o uso sustentável de energia elétrica e de água, com a destinação dos resíduos da obra e até mesmo com a segurança dos nossos trabalhadores”, afirmou. Para ele, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente estão entre os maiores legados que a Copa do Mundo 2014 deixará para o país.

Além do estádio, Agnelo Queiroz ressaltou os programas já em execução na área ambiental, como o de tratamento de 100% dos resíduos sólidos produzidos na capital e o programa de preservação de mananciais e matas ciliares. O governador listou ainda os inúmeros benefícios no campo da mobilidade urbana, incluindo a acessibilidade e uma total reformulação do Transporte Público do Distrito Federal. Na área social, ele destacou o programa para a erradicação do analfabetismo até 2014.

“Se não fosse a Copa do Mundo de 2014, levaríamos seguramente 20 anos para promover todas as transformações que faremos na capital da República nesses quatro anos”, enfatizou Agnelo Queiroz.

Boas práticas – O encontro visa compartilhar experiências sobre o legado social de sustentabilidade que grandes eventos esportivos podem promover, tomando exemplos de países como República da Coréia, Alemanha, África do Sul, Inglaterra e Espanha. Especialistas desses cinco países relataram suas experiências na preparação de megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

O governador Agnelo Queiroz agradeceu a oportunidade para a troca de informações sobre as experiências dos países representados no evento. Para ele, esse contato fornece às cidades-sede do Mundial de 2014 orientações mais seguras sobre o que deve ser feito.

O Diretor do BID, Fernando Flores,  afirmou que o Brasil tem tudo para consolidar e mostrar ao mundo a sua capacidade e liderança no desenvolvimento sustentável. Segundo ele, o BID, que já é parceiro do governo brasileiro em vários projetos, está à disposição para colaborar nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014.

Flores também se disse orgulhoso em contar com a parceria do governador Agnelo Queiroz para realizar, em Brasília, o próximo seminário internacional. O encontro ficou marcado para novembro e seu tema será Transparência.

Cerca de 600 pessoas participaram do primeiro dia de seminário em Manaus. São técnicos do BID; convidados da Federação Internacional de Futebol (FIFA); representantes dos ministérios do Esporte e do Meio Ambiente; de governos e prefeituras das cidades-sede da Copa 2014, além de jornalistas e palestrantes de diversos países. Acompanham o governador Agnelo Queiroz na viagem a Manaus o secretário-executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro, e os secretários de Meio Ambiente, Eduardo Brandão, e de Assuntos Estratégicos, Newton Lins. O seminário continua nesta sexta-feira.