Mais de 10 curtas da cidade são apresentados hoje no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A exibição é gratuita e acontece no Museu da República" /> Mais de 10 curtas da cidade são apresentados hoje no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A exibição é gratuita e acontece no Museu da República">

29/09/2011 às 03:00

Brasília em tela

 

Mais de 10 curtas da cidade são apresentados hoje no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A exibição é gratuita e acontece no Museu da República

Por


. Foto: Brito

A partir das 15h desta quinta-feira, a produção cinematográfica brasiliense estará em exibição no Auditório 1 do Museu da República. Trata-se da Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Hoje serão mais de 10 filmes da cidade. Nos últimos dois dias, o público já conferiu outras 21 produções locais de curta-metragem. Todos os filmes da mostra estão na disputa pelo Troféu Câmara Legislativa, e as sessões são sempre gratuitas.

Entre as opções desta tarde estão documentários como Cata(dores), sobre as condições de vida e de trabalho dos catadores do Lixão da Estrutural, e O Cavaleiro do Além, sobre uma lenda que circula na região do Entorno. Conflitos familiares, paranóias e o imaginário infantil são retratados em filmes de ficção.

O Troféu Câmara Legislativa vai ser entregue aos dois melhores curtas da Mostra Brasília: o melhor leva R$ 25 mil e o segundo lugar, R$ 15 mil. O objetivo da premiação é reconhecer e estimular a produção audiovisual do DF.

Um júri composto por três integrantes – indicados pela Câmara Legislativa, Secretaria de Cultura e Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV) – vai escolher os vencedores do prêmio na categoria curta-metragem.

Os filmes de hoje
(Serão exibidos às 15h, no Auditório I do Museu Nacional, entrada franca)
Brasília – cidade sem limites, de Maria de Fátima Seehagen, 14min25, DF
Defendendo o fato inusitado de que a antiga civilização Inca teve influência determinante na construção da capital, Brasília – Cidade sem Limites propõe uma nova leitura da História do Brasil, a partir da obra de Roselis Von Sass. Em uma sequência criteriosa de fatos históricos, coloca em evidência acontecimentos desconhecidos que foram importantes na escolha do local. Baseado em pesquisas e depoimentos, o filme não abre mão de mostrar a singularidade e a beleza da cidade.

O cavaleiro do além, de Magu Cartabranca, Rogério Águas e Loro Jones, 7min, DF
No entorno de Brasília as pessoas não conseguem dizer se o Cavaleiro do Além é lenda ou se existe mesmo. O que se sabe, contudo, é que alguém aterroriza uma das cidades do entorno do DF e o Cavaleiro ocupa o imaginário coletivo.

Cata(dores), de Webson Dias, 24min, DF
Uma visão sobre as condições dos catadores de materiais recicláveis do lixão da Cidade Estrutural-DF, localizado a 10km do Congresso Nacional e destino de todo o lixo produzido no Distrito Federal desde 1968.

Severino quer gravar, de Jetro Osytek de Castro, 9min, DF
Embalado pela trilha sonora da banda Pé de Cerrado, apresentamos Severino, um matuto do interior, com um grande sonho: gravar pela primeira vez a sua música. Severino Quer Gravar conta a história de como a música pode vencer o preconceito e unir pessoas tão diferentes.

Perdidos, de Mahatma Lima, 16min20, DF
É a história de um advogado divorciado tentando se relacionar com sua filha. O conflito revela o quanto nos tornamos “perdidos” em certas fases difíceis da vida.

Pique-salva, de Antônio Balbino, 7min25, DF
Gabriel vive sob a superproteção da avó. Numa oportunidade ele foge e é “salvo” pela meninada da rua.

O revés, de Fáuston da Silva, 14min28, DF
Na linha do tempo existem muitas possibilidades, mas, em geral, podemos concretizar as diferentes atitudes de estruturar a linha do tempo: há pessoas que têm a linha do tempo de trás para frente (passado atrás, futuro adiante) ou ao revés, dentro do tempo. São nesses pontos que tudo pode mudar.

Por baixo das folhas secas, de Jonathan Lima, 15min, DF
Gláuber é um escritor decadente e tenta o sucesso com seu novo livro. É casado com Vitória, uma mulher bonita e trabalhadora. Seu casamento está em crise quando Gláuber desconfia que sua mulher está o traindo e começa com suas paranoias confundindo a realidade com a ficção que escreve.

Tarde seca, de João Pácifer, 13min, DF
Uma tarde seca e um cigarro montam o cenário para os desejos de Caetano.

Na esquina de sua mente, de Marli Arboleia, 12min28, DF
Lara vive isolada em sua casa devido a problemas mentais, seu pai é uma pessoa sempre ausente, cujo único interesse é seu trabalho. Na tentativa de fugir dessa realidade, Lara cria um outro mundo, mas sua mente não consegue controlar os rumos dessa trama e as coisas fogem de seu controle tornando sua mente um inferno.

(Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara Legislativa)