Governador Agnelo Queiroz comemora primeiro dia do idoso após instituir secretaria especial que trata das questões da melhor idade

" /> Governador Agnelo Queiroz comemora primeiro dia do idoso após instituir secretaria especial que trata das questões da melhor idade

">

01/10/2011 às 03:00

Celebração do Dia Nacional do Idoso

 

Governador Agnelo Queiroz comemora primeiro dia do idoso após instituir secretaria especial que trata das questões da melhor idade

Por


. Foto: Robert Barroso

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, participou das comemorações do Dia Nacional do Idoso, organizado pela Secretaria Especial do Idoso do DF. Durante toda a manhã deste sábado foram realizadas atividades com representantes da população maior de 65 anos, como aulas de Thai Chi Chuan, apresentações culturais e palestras, no Centro Cultural do Taguaparque.

O governador Agnelo Queiroz comemorou a importância da data para os idosos do DF, que tem uma das maiores médias de longevidade do país – expectativa de 75 anos contra 73 nacional. “Este governo tem mostrado que se importa com os idosos, principalmente porque essa população deve aumentar nos próximos anos. Por isso é importante que tenhamos políticas voltadas para eles”, declarou.

Agnelo Queiroz lembrou, ainda, que este é o primeiro ano que a população idosa do Distrito Federal comemora a data tendo uma secretaria que cuida exclusivamente dos assuntos relacionados a questão da melhor idade. “Criamos pela primeira vez, no DF, a Secretaria do Idoso, porque não podemos realizar ações apenas de vez em quando ou quando há alguma reclamação. Queremos idosos mais ativos, mais participativos e com saúde”, destacou.

Defensor de políticas para a terceira idade, ainda durante seu mandato de deputado federal, o secretário do Idoso, Ricardo Quirino, homenageou os presentes. “Vocês são o centro das atenções neste dia do idoso. É por causa de vocês que nós estamos realizando melhorias nas políticas para os idosos”, disse o secretário.

Ações – Nos próximos dias o GDF  anunciará medidas para garantir ainda mais os direitos da população idosa e a ampliação das políticas de valorização deste público.

O Distrito Federal comporta uma população de cerca de 197 mil idosos. Eles são atendidos por 22 Centros de Convivência do Idoso (CCI), que realizam atividades físicas e culturais.

O GDF ainda possui políticas de saúde e de habitação, que garante, com prioridade, os direitos dos idosos à aquisição de moradia com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, por meio do programa Morar Bem.