No programa de rádio desta terça-feira, Agnelo Queiroz explicou à população as mudanças na política habitacional do GDF

" /> No programa de rádio desta terça-feira, Agnelo Queiroz explicou à população as mudanças na política habitacional do GDF

">

04/10/2011 às 03:00

Habitação é tema do Conversa com Governador

No programa de rádio desta terça-feira, Agnelo Queiroz explicou à população as mudanças na política habitacional do GDF

Por


. Foto: Arquivo/Roberto Barroso

Secretaria de Comunicação

O novo modelo da política de habitação do Distrito Federal foi o tema do programa Conversa com o Governador que foi ao ar na manhã desta terça-feira (4 de outubro). Durante o encontro semanal radiofônico, o governador Agnelo Queiroz detalhou as regras, metas e objetivos do programa Morar Bem, que visa atender, com dignidade, urbanização adequada e documentação completa, os moradores do Distrito Federal que necessitam de moradia. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab) em parceria com o governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

Durante a conversa semanal com o jornalista Carlos Campbell, o governador detalhou os empreendimentos já lançados e as metas da gestão para reduzir o déficit habitacional no Distrito Federal, especialmente de forma a atender a população que mais precisa. “Nossa meta é construir 100 mil moradias até 2014. As pessoas que recebem de 0 a 12 salários mínimos fazem parte da parcela da população que tem mais dificuldade de acesso à casa própria”, afirmou Agnelo Queiroz.

O governador enumerou os primeiros locais que serão beneficiados pelo programa Morar Bem: “Já lançamos mais de 25 mil moradias. Temos o projeto Jardins Mangueiral, em São Sebastião, onde vamos construir ao todo oito mil moradias; no Riacho Fundo II, a previsão é entregar cinco mil casas; na Vila Dnocs, em Sobradinho, serão mais 199 casas; na Estrutural, são 316 casas; em Samambaia, são 30 projeções para associações e cooperativas habitacionais, beneficiando 1.550 famílias; e no início do ano eu lancei a construção de dez mil moradias.”

As dez mil casas e apartamentos serão construídos nas cidades de Sobradinho, Gama, Samambaia, Santa Maria, Recanto das Emas e Riacho Fundo II com a vantagem de utilizar a infraestrutura já existente dessas cidades.

Controle – Novas medidas de controle do programa habitacional foram anunciadas, como a total transparência quanto aos critérios estabelecidos e à pontuação dos inscritos – cuja divulgação é inédita. Terão direito a aquisição dessas casas e apartamentos, as pessoas que estão inscritas no Cadastro da Habitação do DF, com prioridade para as famílias com renda de 0 até três salários mínimos.

Agnelo Queiroz explicou como será o financiamento para as pessoas habilitadas no programa. “As pessoas têm acesso à linha de financiamento da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BRB, o Banco de Brasília. É o financiamento do Programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida. Com essa linha é possível financiar 100% da casa, independente de quanto a pessoa ganha, de zero até 12 salários mínimos. A prestação cabe no seu orçamento e você terá direito a sua moradia.”

Obedecendo a vários critérios, o GDF realizou um recadastramento na antiga lista que existia na Codhab, com 370 mil pessoas inscritas. “Foram considerados, por exemplo, o tempo de moradia em Brasília, o tempo que estava inscrito em programa habitacional, o fato de a pessoa não ter imóvel, ter idoso e deficiente na família. Com os critérios aplicados, a lista caiu para 170 mil pessoas. E também houve novas inscrições: foram 160 mil pessoas. Isso porque agora tem credibilidade e transparência. A pessoa pode acompanhar a sua posição na lista”, afirmou o governador.

O acompanhamento pode ser feito pela internet no site ‘morarbem.df.gov.br’. A pessoa pode ver o seu nome por ordem alfabética, e o mais importante, sua classificação. “Antes a pessoa só sabia qual era a sua pontuação, mas não sabia a do próximo. E esse próximo poderia mudar a classificação por influência. Isso agora acabou. A lista é limpa, transparente e todo mundo pode acompanhar a lista”, comemorou.

Agnelo Queiroz anunciou ainda o lançamento de 100 mil moradias até o fim do ano. “Essas 100 mil pessoas, que nós calculamos que são as que precisam de moradia agora, podem ficar tranquilas que, até 2014, terão a sua casa própria”, encerrou.

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9), às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Saúde, Copa do Mundo de 2014, transporte público, o início da fase de testes do programa de internet banda larga gratuita para todo o Distrito Federal (Conecta DF), políticas de valorização dos idosos e a 44ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que termina hoje, já foram temas das edições anteriores do Conversa com o Governador.

Todo o conteúdo do programa está disponível na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. Ali é possível ouvir e baixar os programas. A reprodução é livre, bastando conferir o devido crédito aos realizadores.