Força-tarefa cadastra até esta sexta (7) os carroceiros do DF, além de fazer identificação eletrônica, vacinação e exames clínicos nos animais

" /> Força-tarefa cadastra até esta sexta (7) os carroceiros do DF, além de fazer identificação eletrônica, vacinação e exames clínicos nos animais

">

06/10/2011 às 03:00

Semana do Veículo de Tração Animal

Força-tarefa cadastra até esta sexta (7) os carroceiros do DF, além de fazer identificação eletrônica, vacinação e exames clínicos nos animais

Por


. Foto: Pedro Ventura

Ailane Silva, da Agência Brasília

A Coordenadoria das Cidades realiza até sexta-feira (7/10) a Semana do Veículo de Tração Animal (VTA). A ação é feita em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seapa), Administrações Regionais, Departamento de Trânsito (Detran) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibram). A força-tarefa percorre todas as cidades do Distrito Federal, com o objetivo de cadastrar todos os carroceiros do DF, bem como fazer identificação eletrônica, vacinação e exames clínicos nos animais. 

A veterinária e analista de desenvolvimento e fiscalização agropecuária da Seapa, Daniella Dianese Alves de Moraes, conta que, além do cadastramento dos carroceiros e a inserção dos chips nos cavalos, os profissionais da secretaria e da Universidade de Brasília (Unb) fazem uma avaliação geral da saúde dos bichos. “Nós estamos fazendo os exames, para diagnóstico de anemia infecciosa equina e vacinação contra a raiva, além dos exames clínicos gerais”, disse.

Ela explica ainda que apenas animais que estejam gozando de boa saúde podem fazem o trabalho de tração de veículos. “Para trafegar nas ruas com esses animais, é importante que eles estejam sadios e livres de doenças”, acrescentou. 

O carroceiro Alcenilton Inocêncio de Oliveira, dono do cavalo Lazan, conta que trabalha há oito anos neste ofício e, com o dinheiro que ganha, sustenta a família e paga as contas de casa. “Essa é a minha fonte de renda. Meu cavalo está um pouco manco, já passei alguns remédios, mas não resolveu. Mesmo assim, eu tenho que trabalhar com ele, porque é o meu único animal. Por isso, o atendimento realizado pelos veterinários é muito importante”, contou com ar de satisfação.

Os animais que, após a avaliação, forem considerados inaptos para a atividade, dependendo da doença, são sacrificados ou encaminhados ao Hospital Veterinário da Unb para tratamento. Lá, eles serão atendidos gratuitamente.

De acordo com a coordenadora do VTA, Juliana dos Santos, os condutores desses veículos também estão realizando curso de relações humanas, legislação de trânsito, educação ambiental, bem estar dos animais, manejo e orientação sobre maus-tratos com os animais. “Essas capacitações são ministradas pelo Detran, Seapa e Ibram. A meta é orientá-los sobre como trafegar com suas carroças na cidade, explicando seus direitos e deveres”, esclareceu. 

Na última ação de identificação, realizada em 2009, foram cadastrados cerca de 1,5 mil cavalos, que recebem um chip eletrônico contendo todas as informações dele e do dono. A previsão é de que este número chegue a 2,5 mil, no máximo.

Regulamentação – A regulamentação do animal e cadastramento dos donos garante a autorização para conduzir veículo de tração animal nas vias públicas urbanas em que é permitido o trânsito. Para obtenção de Licença para o Animal utilizado no Veículo de Tração, é necessário gozar de boa saúde, e em especial não ser portador de anemia infecciosa eqüina (AIE), atestado pela Seapa; portar ferraduras nos membros posteriores e anteriores, ter recebido vacinação antirrábica, além de outras exigências.

Atendimento veterinário gratuito na Unb – Os carroceiros que estiverem com os eqüinos usados para tração de veículos doentes, podem procurar o Hospital Veterinários da Unb. “Para isso, é necessário que ambos estejam cadastrados e regularizados junto aos órgãos competentes”, explicou a analista da Seapa, Daniella de Moraes. Para mais informações: 3468-7255.

Denúncia de maus-tratos – Os animais encontrados em mau estado de saúde ou abandonados são recolhidos pela Seapa e pelo Ibram. No primeiro caso, a denuncia pode ser feita pelo telefone 3214-5695. Para animais que estejam soltos na rua, o telefone é 3274-2398.