Pronto Atendimento Infantil passou por dez meses de reformas e a partir de amanhã poderá atender 5 mil crianças por mês

" /> Pronto Atendimento Infantil passou por dez meses de reformas e a partir de amanhã poderá atender 5 mil crianças por mês

">

10/10/2011 às 03:00

Unidade pediátrica do Gama é reinaugurada

Pronto Atendimento Infantil passou por dez meses de reformas e a partir de amanhã poderá atender 5 mil crianças por mês

Por


. Foto: Roberto Barroso

Victor Ribeiro

O Governo do Distrito Federal apresentou nesta segunda-feira a nova unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Hospital Regional do Gama (HRG). O atendimento às crianças começa amanhã (terça-feira, 11/10), quando termina a organização de material, medicamentos e instalação dos computadores. A reforma durou dez meses e a obra custou R$ 1,1 milhão. Metade deste valor faz parte do convênio firmado entre a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde para implantar o projeto QualiSUS na rede de saúde pública do DF.

“Esta unidade atende às normas da Política Nacional de Humanização da Saúde”, destacou o governador Agnelo Queiroz. “Se tem um presente que nossas crianças merecem é ter, de fato, um atendimento digno e humanizado. E isso será possível já para este Dia das Crianças”, acrescentou, visivelmente emocionado. Agnelo Queiroz e a primeira-dama, Ilza Queiroz, são médicos e atuaram durante anos na Regional de Saúde do Gama.

O objetivo é humanizar o atendimento e dar mais qualidade aos serviços oferecidos pelos setores de urgência e emergência dos hospitais públicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a reforma, o atendimento emergencial na pediatria terá como base as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), incluindo acolhimento com classificação de risco.

O secretário Rafael Barbosa ressaltou a qualidade da infraestrutura. “O que tem de mais moderno está aqui”, afirmou. Entre os equipamentos já instalados estão monitores cardíacos, oxímetros (que medem a oxigenação), mesas, cadeiras e mobiliário em geral.

O Pronto Atendimento Infantil possui salas de acolhimento, registro, classificação de risco, três consultórios, 15 leitos divididos em área crítica, semicrítica e de observação. Há ainda duas salas de isolamento, sala de nebulização, de reidratação e banheiro. Também foi instalada sinalização para pessoas com necessidades especiais.

A estimativa da Diretoria Regional de Saúde é que o setor receba uma média de 5 mil pacientes por mês. O PAI – que ocupa uma área de 576m² – também oferecerá área de isolamento e controle de temperatura ambiente.

Segundo o médico Maurício Cotrim do Nascimento, que é diretor do Hospital Regional do Gama e da Regional de Saúde da cidade, as equipes profissionais aguardavam há muito tempo pela melhoria nas condições de trabalho. “Há dois anos o quadro era bem diferente do que encontramos hoje e os servidores trabalhavam em condições inadequadas”, reforça. Entre outras autoridades e lideranças comunitárias, também participaram da reinauguração da unidade o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício, e o administrador regional do Gama, Adauto Rodrigues.

Hospital de referência – Os dados oficiais indicam que 27% dos pacientes atendidos pelo PAI residem em municípios da Região Metropolitana do DF. De acordo com o diretor regional de Saúde do Gama, Maurício Cotrim, esse número pode ser maior. “É comum a gente ter que localizar determinado paciente e descobrir que o endereço fornecido é fictício ou de um parente que mora no Gama”, disse.

Desta forma, continua o médico, o HRG presta atendimento a moradores do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas, além de cidades de Goiás, Minas Gerais e Bahia, sendo referência na assistência para cerca de um 1,5 milhão de pessoas.