Trinta bombeiros de 29 países participaram de cursos de combate a incêndios florestais ministrados por militares de Brasília

" /> Trinta bombeiros de 29 países participaram de cursos de combate a incêndios florestais ministrados por militares de Brasília

">

11/10/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Corpo de Bombeiros do DF conclui curso internacional

Trinta bombeiros de 29 países participaram de cursos de combate a incêndios florestais ministrados por militares de Brasília

Por


. Foto: Ronaldo Silva

Suzano Almeida

O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, representando o governador do Distrito federal, Agnelo Queiroz, participou na tarde desta terça-feira (11/10), no Salão Nobre do Palácio do Buriti, do encerramento do Curso Internacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação Técnica do Ministério das Relações Exteriores.
 

“Este é um marco da cooperação para o Corpo de Bombeiro de todo o mundo”, congratulou o vice-governador aos bombeiros do DF. “Nós temos um dos sistemas de segurança mais avançado do país, por isso é muito importante essa troca de experiência”, concluiu.
 

Entre os dias 3 e 10 de outubro, 30 bombeiros de países em desenvolvimento receberam treinamento no Centro de Treinamento Operacional do CBMDF (CTO), com carga horária de 80 horas. Os bombeiros estrangeiros receberam instruções de como desempenhar atividades de prevenção e combate aos incêndios em vegetação, valendo-se de técnicas e táticas adequadas ao controle dos riscos de incêndio ao meio ambiente.
 

O comandante-geral do CBMDF, coronel Márcio Matos, declarou aos participantes da cerimônia que “o GDF compartilha a preservação do meio ambiente e incentiva a participação da população nas políticas de preservação”.
 

Somente neste ano, foram registrados quatro mil chamados para combate a focos de incêndio. Por esse motivo, “o GDF tem investido em recursos humanos e na aquisição de materiais mais eficientes e em cooperação, repassando conhecimento a outros países”, afirmou coronel Márcio Matos.
 

Os bombeiros estrangeiros foram escolhidos dentro de um universo de mais de 90 inscritos. Os países participantes selecionados foram Argélia, Quirguistão, Venezuela, Guiné-Bissau, República Democrática do Congo, Uruguai, São Tomé e Príncipe, Granada, Belize, Fidji, Equador, Costa Rica, Guatemala, Dominica, Tanzânia, Senegal, Sri-Lanka, Cabo Verde, México, Cuba, Colômbia, Botsuana, Egito, Zimbábue, Ruanda, Seichelles, Paraguai, Líbano e Tunísia.
 

O conselheiro da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ricardo Peixoto, que na ocasião representou o Ministro Marco Ferrari, elogiou a iniciativa do CBMDF e sua atuação em um bioma tão complicado, como o cerrado.
 

A cooperação técnica internacional está inserida no planejamento estratégico do CBMDF e está em consonância com o Plano de Governo do DF, que tem como metas a excelência do serviço prestado à sociedade, a ampliação das medidas de proteção ao meio ambiente e o aperfeiçoamento do sistema de segurança pública, por meio da capacitação e da valorização do capital humano e, sobretudo, visando a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.
 

Participaram ainda da cerimônia o secretário chefe da Casa Militar, tenente-coronel Rogério Leão; o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Suany Santana; o diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF, José Bezerra; o ministro Fernando Arroyo, representando o embaixador do Uruguai; a embaixadora de  Guiné-Bissau Eugênia Saldanha; o primeiro-secretário da Argélia, Slimane Belhaddad; e o conselheiro Mustafá Nour, representando o embaixador Abdoul Aziz de Senegal, entre autoridades civis e militares e representantes do países participantes.