Seminário internacional traz a Brasília especialistas para apresentar projetos para o futuro da capital federal

" /> Seminário internacional traz a Brasília especialistas para apresentar projetos para o futuro da capital federal

">

17/10/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Brasília +50

Seminário internacional traz a Brasília especialistas para apresentar projetos para o futuro da capital federal

Por

Secretaria de Assuntos Estratégicos

A Secretaria de Assuntos Estratégicos do GDF (Seae) realiza nesta terça (18/10) e nesta quarta-feira (19/10) o primeiro ciclo da jornada internacional de seminários Brasília +50. O tema Mobilidade Sustentável foi o escolhido para a abertura das discussões. A Jornada contará com uma série de painéis sobre cada um dos temas estratégicos da capital e do entorno. O objetivo é mobilizar a sociedade sobre as soluções necessárias ao futuro do Distrito Federal e produzir para os gestores do GDF projetos que apontem caminhos inovadores e racionais para os próximos 50 anos.

“Esse seminário contribuirá muito para a mudança de alguns paradigmas sobre mobilidade urbana no Distrito Federal. Os palestrantes e as empresas que convidamos trarão conhecimentos valiosos que poderão servir aos projetos do Governo nessa área”, comenta o secretário de Assuntos Estratégicos, Newton Lins.

Em seus 51 anos, Brasília nunca teve uma planificação estratégica para os seus próprios habitantes. Agora, esse trabalho será viabilizado pela Seae, criada este ano. Durante as discussões serão repensados setores críticos, como transporte, saúde, segurança, abastecimento, moradia, energia e água, considerados indispensáveis ao desenvolvimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Concursos de projetos – Como parte das ações do Brasília +50 serão realizados concursos para projetos nas áreas de interesse, iniciando esta semana pelo transporte de massa. Também será realizada uma exposição dos projetos apresentados, como fonte de discussão temática por todos os setores organizados. A Seae editará, ainda, ao final de cada seminário, uma publicação específica do tema abordado que servirá de ponto de partida para repensar o Distrito Federal.

O Brasília +50 conta com a parceria da Universidade de Brasília, Universidade Católica, Fundação Universa, Siemens do Brasil, IBM, Altran e SMTR/IESingapore.

SERVIÇO

Seminário Internacional Brasília +50

Dias 18 e 19 de outubro de 2011

Horário: 8h

Local: Sede da Fundação Universa, L2 Norte, Quadra 609.

Programação

Dia 18 de outubro

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO

08h00 – 09h30

Credenciamento e café da manhã

09h30 – 10h00

Recepção das autoridades e entidades participantes

10h00 – 11h00

Abertura oficial

Pronunciamento de autoridades.

11h00 – 12h30

A implantação e integração do VLT no Distrito Federal

Seminarista: Márcio Florenzano, Diretor Comercial da empresa Bom Sinal. Especialista na produção e implementação de veículos leves sobre trilhos – VLT.

Coordenador: Deputado Dr. Michel – Vice-Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal

12h30 – 14h00

Almoço

14h00 – 15h30

Soluções integradas para uma mobilidade sustentável

Seminarista: Caio Luchesi, engenheiro da SIEMENS do Brasil. Formado pela Universidade Federal de São Carlos: especialista na elaboração de projetos de estudo de viabilidade técnica e econômica para implantação de sistemas de mobilidade urbana com sustentabilidade.

Coordenador: CREA

15h30 – 16h00

Coffe-Break

16h00-17h30

Mecanismos de incentivos a novos meios de transporte não poluentes

Seminarista: Tchibaut Charmeil (França), especialista na execução de estratégica de negócios (energia nuclear, petroquímico, transporte ferroviário, construção naval, informática e telecomunicação) e comércio (mecânico, elétrico, eletrônico, documentação técnica, conselho industrial, instalações gerais), alinhamento da organização, de recursos, de sistemas de remuneração e de plano de treinamento da performance com a estratégia de desenvolvimento.

Coordenador: Eduardo Brandão – Secretário de Estado de Meio-Ambiente do Distrito Federal

17h30-18h00

Debates e esclarecimentos finais

Divulgação endereços eletrônicos, recomendação de sites e material bibliográfico, esclarecimentos de eventuais dúvidas pertinentes aos temas abordados.

18h00

Encerramento

Dia 19 de outubro

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO

08h00 – 09h00

Credenciamento

09h00 – 10h30

Os desafios para implementação de um novo sistema de mobilidade urbana com sustentabilidade

Seminarista: Joaquim Carlos Soutinho, Diretor de Operações da ALTRAN TCBR Tecnologia e Consultoria Brasileira. Engenheiro Civil, com especialização em Planejamento da Circulação Urbana e Planejamento de Transportes pela Universidade de Brasília – UnB.

Coordenador: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

10h30 – 11h00

Coffe-Break

11h00 – 12h30

A mobilidade urbana para a copa de 2014

Seminarista: Carlos Joel Formiga, Engenheiro mecânico da IBM, formado pelo IME, no Rio de Janeiro. Formiga graduou-se no MBA Executivo da FIA / USP há 12 anos e obteve recentemente seu título de mestre em Ciência Política pela FFLCH / USP.

Coordenador: Paulo Victor Rada Rezende – Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Transportes do Distrito Federal

12h30 – 14h00

Almoço

14h00 – 15h00

 A INCLUIR CARLOS KOBAYASHI

15h00 – 16h00

Matriz energética de veículos urbanos

Seminarista: Robert Rapier (EUA), bacharel em Ciências Químicas e Matemática pela Universidade do Texas-EUA. Especialista em engenharia de indústrias químicas de petróleo, gás natural e na produção de tecnologias de energia renovável.

Coordenador: Tribunal de Contas do Distrito Federal

16h00 – 16h30

Coffe-Break

16h30 – 18h00

Debates para o lançamento de concurso

Debates com a sociedade, estudantes, engenheiros e arquitetos para o lançamento de concurso voltado ao desenvolvimento de projetos inovadores que abordem a mobilidade urbana sustentável e possibilite a seus usuários um transporte seguro, confortável, pontual e de baixo custo.

Coordenador: Fundação Universa

18h00

Encerramento

Pós-evento

Elaboração de relatório final com apresentação dos principais resultados obtidos no seminário. Robert Falkenburg II.