Durante encontro de jornalistas em assessoria de imprensa, secretária Samanta Sallum detalha a função da Secom na missão de estreitar o diálogo entre governo, mídia e sociedade

" /> Durante encontro de jornalistas em assessoria de imprensa, secretária Samanta Sallum detalha a função da Secom na missão de estreitar o diálogo entre governo, mídia e sociedade

">

17/10/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

O papel estratégico da Comunicação

Durante encontro de jornalistas em assessoria de imprensa, secretária Samanta Sallum detalha a função da Secom na missão de estreitar o diálogo entre governo, mídia e sociedade

Por


. Foto: Pedro Ventura

Os desafios da assessoria de imprensa governamental e da gestão de crise pela Comunicação do Poder Executivo. Esse foi o tema da palestra proferida pela secretária de Comunicação do Governo do Distrito Federal, Samanta Sallum, durante o Encontro dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação do DF. O evento, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, ocorreu no último dia 8 de outubro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seção DF.

Samanta Sallum dividiu a apresentação com o secretário de Imprensa da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, José Ramos. Com longa experiência em redações, ambos explicaram a natureza de suas funções e como estão organizadas as secretarias de Comunicação dos Executivos local e federal. Destacaram que faz parte de suas rotinas a missão de estreitar o diálogo entre o Executivo e a imprensa, garantindo transparência na divulgação das ações governamentais e o acesso da população a essas informações.

“É um duplo desafio. De um lado, temos que superar a tradicional resistência de parte da mídia a tudo que é oficial. Muitas vezes, isso prejudica a divulgação das ações e serviços à população. De outro, temos que vencer também a resistência de alguns gestores em conceder entrevistas. A eles explico: é obrigação, não favor, do ente público prestar contas de seu trabalho à sociedade”, destacou a secretária de Comunicação do DF.

“Na Secom da Presidência, temos criado cada vez mais canais para falar diretamente à população, prestando contas das ações do governo federal. Assim nasceram os programas de rádio Café com a Presidenta, Bom Dia Ministro e Brasileiras, o Blog do Planalto, o site da Presidência e o Portal Brasil, entre outros produtos”, enumerou José Ramos. “São canais que facilitam também nosso trabalho de colocar em destaque, na mídia, a agenda positiva”, acrescentou.

Ao exemplificar, com casos concretos, como essas barreiras interferem na comunicação entre governos, imprensa e sociedade, Samanta Sallum respondeu perguntas de uma platéia crítica, formada por assessores de imprensa de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e sindicais, fotógrafos e estudantes de jornalismo. Foi quase uma hora de diálogo franco e descontraído sobre as angústias e alegrias da profissão.

O evento fez parte da preparação do DF para o Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação, realizado em Natal (RN) de 13 a 15 de outubro. Os inscritos também participaram de uma palestra sobre “Campos emergentes em assessoria de imprensa no DF” e elegeram seus representantes para o encontro nacional.

“Eventos como este são muito importantes para a troca de experiência, para conhecermos melhor os colegas em assessoria e para dirimirmos dúvida e até equívocos que possam haver em relação ao trabalho da assessoria governamental. São momentos muito ricos e todos nós da SECOM do GDF estamos sempre dispostos a participar”, encerrou a secretária Samanta Sallum.