Evento é promovido pela Secretaria de Saúde e Fundação Hemocentro

" /> Evento é promovido pela Secretaria de Saúde e Fundação Hemocentro

">

19/10/2011 às 03:00

Começa hoje Seminário de Coagulopatias Hereditárias

Evento é promovido pela Secretaria de Saúde e Fundação Hemocentro

Por

Secretaria de Saúde

Profissionais de saúde e usuários do Sistema de Saúde podem tirar todas as dúvidas sobre as coagulopatias hereditárias (doenças hemorrágicas) durante o Seminário de atenção integral a essas doenças. O encontro será realizado no auditório da FHB que fica no Setor Hospitalar Norte, quadra 03 Bloco III e contará com a presença de representantes de vários órgãos nacionais, estaduais e do Distrito Federal, além dos usuários, durante a quarta e quinta-feira (19 e 20) de outubro.

O Seminário “Atenção Integral às pessoas com Coagulopatias Hereditárias no Distrito Federal” é uma promoção da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB).

O objetivo é promover a troca de experiências, a capacitação dos servidores da saúde e o aprofundamento de algumas questões relacionadas ao tema, por meio de palestras, debates e apresentação de casos clínicos.

Além da programação de palestras, discussão de casos e debates, o seminário terá dois momentos especialmente reservados para os pacientes. Um deles será “Conversando com a Federação Brasileira de Hemofilia – FBH” onde os usuários ou seus familiares poderão tirar dúvidas com a direção da FHB.

O outro momento, atendendo a uma antiga reivindicação dos pacientes, será o Treinamento para infusão domiciliar, que será ministrado por profissionais de saúde da FHB.

No início do ano, a Fundação Hemocentro de Brasília começou a atualização do cadastro dos pacientes com coagulopatias hereditárias. Após mais de seis meses de trabalho, a FHB fez um balanço dessa atualização e, dos 457 pacientes cadastrados como sendo residentes do Distrito Federal, apenas 174 do DF se recadastraram e 29 pacientes que residem na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE).

Em maio desse ano, a FHB começou a distribuição domiciliar dos medicamentos para os pacientes portadores de coagulopatias graves, residentes no DF.