No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz explicou as regras e apresentou um balanço dos programas sociais do GDF, que têm o desafio de ampliar a distribuição de renda e garantir alimentação de qualidade

" /> No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz explicou as regras e apresentou um balanço dos programas sociais do GDF, que têm o desafio de ampliar a distribuição de renda e garantir alimentação de qualidade

">

19/10/2011 às 03:00

Segurança alimentar e distribuição de renda

No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz explicou as regras e apresentou um balanço dos programas sociais do GDF, que têm o desafio de ampliar a distribuição de renda e garantir alimentação de qualidade

Por

Secretaria de Comunicação

Foi ao ar na manhã desta terça-feira (18/10) mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. As ações em andamento para garantir alimentação de qualidade à população que mais necessita e para tornar mais justa a distribuição de renda em nosso território foram os temas do programa veiculado na Semana da Alimentação.

Agnelo Queiroz começou o programa comentando sobre o Dia Mundial da Alimentação, uma data marcada pela mobilização, no mundo inteiro, para reduzir a fome. “Não podemos admitir que uma pessoa sequer, não tenha acesso à comida. É mais do que uma questão apenas de cidadania, é o direito humano à alimentação adequada. Aqui no Distrito Federal, meu governo trabalha para incluir as famílias carentes, aquelas que estão em situação de vulnerabilidade social”.

Como parte do programa de segurança alimentar, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda realiza a distribuição de alimentos para mais de 40 mil famílias, de baixa renda. “Temos programas como a Cesta Emergencial e os Restaurantes Comunitários. Só nos restaurantes comunitários, servimos 36 mil refeições todos os dias, de segunda a sábado para que as pessoas possam ter uma comida com variedade e qualidade. Cada almoço custa apenas 1 real”, comentou o governador.

Durante conversa com o jornalista Carlos Campbell, Agnelo Queiroz explicou as regras dos programas sociais mantidos pelo Governo do Distrito Federal. “O Bolsa Família é para as famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Enquadra-se em situação de pobreza, as famílias em que cada pessoa, nesta família, tem renda que varia de 70 a 140 reais; e as de extrema pobreza têm renda de até 70 reais, por pessoa, por mês. Temos aqui em Brasília 93 mil pessoas que vivem com até 70 reais por mês em condições abaixo da linha da pobreza”, afirmou.

Um dos critérios para fazer parte do programa Bolsa Família é a renda familiar: “Você soma o rendimento das pessoas que trabalham e divide pelo número de pessoas da família, as que vivem naquela casa. Se cada pessoa receber menos do que 140 reais, ela tem direito ao benefício”. Agnelo Queiroz lembrou que só podem receber o Bolsa Família aquelas famílias que estiverem cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais.

As famílias que se enquadram nos critérios podem ligar no telefone 156 para se cadastrar. Para qualquer outra informação, os interessados podem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). “É nesses CRAS, nesses Centros de Referência, que a família tem atendimento e acompanhamento para receber o benefício. Cada Centro de Referência tem uma equipe com psicólogo, assistentes sociais e técnicos. São eles que fazem o acompanhamento das famílias beneficiadas”, explicou o governador.

Desde o início da atual gestão, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) promove uma revisão no cadastro de beneficiários, para evitar duplicidade e garantir que os benefícios cheguem, de fato, às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

Agnelo Queiroz alertou para o fato de que, hoje, 14 mil famílias recebem mais de um benefício, enquanto outras famílias, que também precisam, não recebem nenhum benefício do governo. “Os cadastros, estavam extremamente desorganizados. Nós tínhamos quatro cadastros no Distrito Federal. Isso é um verdadeiro absurdo e dá margem às injustiças. Desde o início do governo estamos com pessoal trabalhando na atualização desses cadastros”. Esse trabalho deve ser concluído no início do ano que vem.

Nesta terça-feira, também é celebrado o Dia do Médico. O governador Agnelo Queiroz, que é médico e atuou durante anos na Regional de Saúde do Gama, fez uma saudação especial aos colegas de profissão, principalmente aqueles lotados na rede pública, lembrando os compromissos assumidos com a categoria e com a melhoria da saúde pública do Distrito Federal.  “Estamos trabalhando para melhorar as condições de trabalho, as estruturas físicas, o abastecimento da rede hospitalar e os salários”, finalizou.

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão: saúde, Copa do Mundo de 2014, transporte, internet banda larga, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação e cuidados com a infância. Todo o conteúdo está disponível na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. Ali é possível ouvir e baixar os programas. A reprodução é livre, bastando conferir o devido crédito aos realizadores.