Campanha Ame seus Ossos será divulgada no Parque da Cidade

" /> Campanha Ame seus Ossos será divulgada no Parque da Cidade

">

20/10/2011 às 03:00

Saúde divulga ações contra a osteoporose

Campanha Ame seus Ossos será divulgada no Parque da Cidade

Por

Secretaria de Saúde

O Programa de Prevenção e Diagnóstico da Osteoporose/SES-DF, em parceria com o Ministério da Saúde, programou duas atividades alusivas ao 20 de outubro, Dia Mundial de Combate à Osteoporose. A primeira delas será o II Painel de Prevenção, no dia 21, às 9h, e a segunda, uma manhã de atividades destinadas a repassar instruções sobre como prevenir a osteoporose, no dia 22 de outubro, a partir das 9h.

O II Painel de Prevenção da Osteoporose, Quedas e Fraturas – Campanha Nacional de Prevenção da Osteoporose – da Criança à Pessoa Idosa, será no auditório da FioCruz – Campus Universitário Darcy Ribeiro, UnB, Gleba SC 4.

Já a divulgação das informações será feita, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, para a comunidade brasiliense – crianças, jovens, adultos e idosos, com instruções sobre a prevenção da Osteoporose, enfatizando que a condição começa na infância, devendo ser combatida com dieta rica em cálcio e atividade física. No mesmo local estão previstos testes e atividades físicas, como aula de dança sênior e exposição do Bombeiro Mirim.

O tema da Campanha Mundial da Osteoporose deste ano é “Ame seus Ossos” e, no Distrito Federal, os profissionais de saúde buscarão enfatizar que a prevenção deve ser feita bem no início, a partir da infância. No Dia Mundial, a mensagem é para que a pessoa se previna com três dicas importantes: fazer atividade física – no mínimo três vezes na semana -, mantenha uma alimentação rica em cálcio (leite e seus derivados) e verduras de cor verde escuro e absorva a vitamina D, expondo-se ao sol até 10h e após 16h, sem filtro solar, no mínimo 20 minutos por dia.

A osteoporose é uma doença silenciosa que se caracteriza pela diminuição da densidade óssea. O osso fica mais fino e poroso, tornando-se mais suscetível a fraturas que podem ocorrer devido a traumas mínimos (quebra com facilidade). A doença acomete, principalmente, mulheres depois dos 40 anos, após a menopausa, quando o hormônio estrógeno deixa de ser produzido. Acomete também homens após 70 anos de idade.

Segundo Helenice Teixeira Gonçalves, coordenadora do Programa de Prevenção e Diagnóstico da Osteoporose no DF, é importante que os fatores de risco para desenvolver a doença sejam amplamente divulgados. Os principais são idade avançada, sexo feminino, antecedentes de fratura vertebral prévia, raça branca, baixo peso e baixa estatura, histórico familiar, dieta pobre em cálcio, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo, incluindo também algumas doenças endócrinas, reumatológicas, genéticas e hepáticas, além do uso prolongado de alguns medicamentos, como cortisona, heparina, anticonvulsivante e metotrexate.

A doença é considerada, pela Organização Mundial de Saúde, como a Epidemia Silenciosa do Século, e grande problema para a Saúde Pública no mundo inteiro, pois ocasiona grande impacto socioeconômico. Atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo e 10 milhões de pessoas no Brasil. A osteoporose é tão prevalente como a hipertensão e o diabetes.

Ainda segundo Helenice, o Distrito Federal não possui dados estatísticos acerca da doença ocorrência da doença. Sabe-se, no entanto, que cerca de 1.600 pacientes estão cadastrados para receber medicação na Rede. “No ambulatório de osteoporose do HBDF temos cerca de 600 pacientes registrados. Temos, ainda, ambulatórios de referência para osteoporose nas regionais de Taguatinga, Paranoá, São Sebastião, Brazlândia, Vila Planalto e Regional Sul”, esclarece a médica.

Confira a programação do Dia Mundial de Combate à Osteoporose