Desfile de moda com mulheres mastectomizadas chama a atenção para a prevenção do câncer de mama

" /> Desfile de moda com mulheres mastectomizadas chama a atenção para a prevenção do câncer de mama

">

25/10/2011 às 03:00

Evento beneficente

 

Desfile de moda com mulheres mastectomizadas chama a atenção para a prevenção do câncer de mama

Por


. Foto: Brito

Da Redação

Uma noite muito especial para as mulheres que já tiveram câncer de mama. Em um desfile que marcou o encerramento do Outubro Rosa e celebrou o dia do médico, mulheres de todo o Distrito Federal participaram, na noite de hoje (25/10), de um desfile de moda no Gilberto Salomão. A ação, idealizada pela organização de Mulheres da Cirurgia Plástica e pela Recomeçar – Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília, tem como objetivo estimular o autoexame.
 
A primeira dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, que também é médica e prestigiou o evento, lembrou da importância dos exames preventivos e chamou atenção para a autoestima da mulher mastectomizada. “Elas não devem ter vergonha da retirada de um seio em consequência de um câncer. O autoexame é fundamental no processo de descoberta do tumor e na rapidez do tratamento”, destacou.
 
A presidente da Recomeçar, Joana Jeker, 35 anos, que teve câncer de mama, lembrou que a mastectomia representa para a mulher uma ruptura, e a reconstrução mamária, um processo de reinserção à sociedade.
 
Durante o evento, foi vendido o Colar da Vida, símbolo da relação das mulheres com seu próprio corpo. A ideia é que o acessório se transforme em uma moda do bem, servindo como lembrete permanente da importância do diagnóstico precoce. Toda arrecadação com a venda do Colar da Vida foi destinada ao Instituto Se Toque, que atua na saúde da mulher com câncer de mama.