04/11/2011 às 03:00

Jogos Mundiais Universitários

Representantes da Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU) conhecem pontos estratégicos de Brasília durante a vistoria técnica que credencia a cidade à sede da Universíade de 2017

Por

Da Redação

Lago Paranoá, Ginásio Nilson Nelson, Complexo Aquático da Secretaria de Esporte e Centro de Convenções Ulysses Guimarães foram os pontos vistoriados na tarde desta sexta-feira (04/11) pela comitiva da Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU). Os dirigentes estão na cidade para uma visita técnica de quatro dias, a última etapa do processo de candidatura da Capital Federal à sede dos Jogos Mundiais Universitários, a Universíade de 2017.

Depois do encontro com o governador Agnelo Queiroz na manhã de hoje (http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/042/04299003.asp?ttCD_CHAVE=160004), a delegação conheceu o Pontão do Lago Sul, que servirá às competições de triatlo e maratona aquática. O belga Marc Vanderplas, o polonês Marian Dymalski e o japonês Hisato Igarashi também sobrevoaram Brasília e ficaram bem impressionados com o número de piscinas que há na cidade. Além das visitas técnicas, os estrangeiros reuniram-se com autoridades políticas e representantes de entidades esportivas.

Nos encontros, Hisato Igarashi destacou o empenho do GDF e também do governo federal no apoio à candidatura de Brasília como sede dos jogos de 2017. “Temos percebido que não só Brasília, mas todos os brasileiros estão interessados em receber a Universíade. Admiro as conquistas que o Brasil conseguiu nos últimos anos, como Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. Esses eventos vão promover muito o país e com certeza serão exitosos”, destacou Hisato.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, Brasília apresenta-se tecnicamente perfeita para sediar a Universíade. “Há instalações esportivas, rede de hotéis, e a infraestrutura construída para a Copa do Mundo servirá de apoio para os Jogos Universitários. Podemos mostrar para o mundo um Brasil organizado com posição de Estado e não de pessoas”, apontou.

Amanhã, sábado (05/11), a delegação conhecerá o Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB). Na oportunidade, também será apresentado o projeto de revitalização do espaço.

A Universíade é o terceiro maior evento esportivo do planeta, depois da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, e conta com cerca de 10 mil participantes a cada edição. Brasília disputa o título de cidade-sede do evento com Taipei, na China. O resultado será anunciado no dia 29 deste mês.