08/11/2011 às 03:00

Redução da criminalidade e combate ao tráfico de drogas

No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz abordou as medidas que estão sendo tomadas para reduzir a criminalidade no Distrito Federal, entre elas as ações de combate ao tráfico de drogas

Por

Secretaria de Comunicação

Foi ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. Agnelo Queiroz abordou as medidas que estão sendo tomadas pelo governo para reduzir a criminalidade no Distrito Federal, entre elas as ações de combate ao tráfico de drogas.

Agnelo Queiroz iniciou o programa falando sobre a Operação Marco Zero, criada pelo Governo do Distrito Federal para combater o tráfico de drogas. Desde setembro, a Polícia abordou mais de mil pessoas, fez autuações e fiscalizou estabelecimentos no centro de Brasília e em Ceilândia e Taguatinga. “O tráfico é um mal para a sociedade. Destrói as famílias, tira a vida de jovens e adolescentes e gera vários outros crimes, como roubos, homicídios e furtos. Estamos investindo muito para acabar com a tragédia que o crack e outras drogas provocam”, afirmou o governador. “Temos que tratar os dependentes da droga, por meio de assistência psicológica, ajuda médica e tratamento de saúde. E na outra ponta, temos que investir na prevenção e repressão. Estamos encarando esse problema com a seriedade que o tema merece”, ressaltou.

O governador destacou a criação do Comitê de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, formado por 15 secretarias e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Segundo Agnelo Queiroz, esse trabalho multissetorial é essencial para o combate ao tráfico. “É uma questão que envolve a saúde pública e a área social, não dá para trabalhar de forma dissociada. As duas áreas caminham juntas com a segurança, a infraestrutura, a educação e o esporte”, observou. “Temos de contar com o apoio das áreas de infraestrutura para ajudar na revitalização dos pontos que são usados pelos traficantes. Também temos o trabalho na prevenção, que tem como desafio levar esse assunto para dentro da sociedade”, exemplificou.

Desde abril deste ano, informou Agnelo Queiroz, o governo está realizando encontros de especialistas com professores, alunos e diretores das escolas – 20 mil alunos, 1.200 professores e diretores e mil pais assistiram a palestras. Cerca de 100 mil cartilhas e folhetos foram distribuídos nas escolas públicas e privadas. O GDF também lançou uma campanha publicitária de prevenção ao uso do crack, voltada para a conscientização dos jovens e das famílias.

Agnelo Queiroz destacou ainda o trabalho que vem sendo feito com os consumidores de crack e outras drogas, que são encaminhados para a assistência do governo e contam com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Eles dão assistência principalmente às pessoas em situação de rua. “Temos que garantir abrigo àqueles que precisam sair das ruas até para evitar o consumo de drogas”, afirmou. Outro tema abordado foram os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), coordenados pela Secretaria de Saúde, que fazem tratamento de transtornos e prestam assistência a usuários de álcool e drogas.

Investimentos em segurança pública

Segundo o governador, o GDF vem investindo em várias frentes para reduzir a criminalidade, atuando com um policiamento inteligente, com tecnologia, profissionais bem treinados e equipamentos. “Ainda no início do meu governo, determinei a contratação de pessoal na área de segurança. Já treinamos mais de 600 soldados e, até o final do ano, serão 1.300 novos militares nas ruas. Parte desse contingente vai reforçar o Batalhão Escolar”, informou Agnelo Queiroz.

Outras medidas tomadas pelo governo foram a renovação da frota. Foram adquiridas mais de 600 novas viaturas para operações normais e especiais, como o BOPE, o Policiamento com Cães, a Polícia de Choque e a Polícia Ambiental, que ganhou também oito barcos para a segurança do Lago Paranoá. O GDF comprou ainda dois novos helicópteros para o Batalhão de Aviação Operacional e seis ônibus equipados com um sistema inteligente, moderno, chamado de Comando Móvel. “Ao todo, já investimos, desde o início do ano, mais de R$ 40 milhões na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil”, destacou o governador.

O governador encerrou o programa ressaltando que a segurança pública é um desafio permanente, enfrentado com determinação pelo GDF. “Uma das prioridades é realmente combater o tráfico de drogas, em especial o crack. Temos policiais preparados e nossa meta é contratar mais policiais nos próximos três anos”, afirmou. “Para isso, é muito importante aliar o trabalho das polícias, cada uma com a sua tarefa, às políticas sociais como educação, esporte e lazer. Quando me refiro às políticas sociais quero dizer que é importante atacar as causas que levam à violência, ao uso de droga e prestar assistência, seja na saúde ou na área social”, concluiu Agnelo Queiroz.

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido todas as terças-feiras pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão: saúde, Copa do Mundo e Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, valorização dos idosos, cultura, habitação, servidores públicos, educação e cuidados com a infância. Todo o conteúdo está disponível para ouvir e para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.