No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz destacou as ações em andamento para promover, de forma sustentável, o desenvolvimento rural do DF

" /> No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz destacou as ações em andamento para promover, de forma sustentável, o desenvolvimento rural do DF

">

15/11/2011 às 14:00

Desenvolvimento rural sustentável

No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz destacou as ações em andamento para promover, de forma sustentável, o desenvolvimento rural do DF

Por

Secretaria de Comunicação

Foi ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. Agnelo Queiroz abordou as ações realizadas pelo governo para promover, de forma sustentável, o desenvolvimento rural do Distrito Federal.

“70% da área do DF estão na zona rural. Em quase todas as regiões administrativas, existe uma área rural. Temos 18 mil estabelecimentos rurais. São grandes, médios e pequenos produtores que também chamamos de agricultura familiar. O Distrito Federal produz, com destaque, hortaliças e grãos como feijão, milho, soja e trigo”, enumerou Agnelo Queiroz. “Também temos uma boa produção de frango, aliás, o comércio de aves representa 80% da nossa exportação. Atualmente, nós vendemos produtos agrícolas para a Venezuela e alguns países do Oriente Médio”, explicou o governador.

Durante a conversa semanal com o jornalista Carlos Campbell, Agnelo Queiroz destacou as medidas que estão sendo tomadas em sua gestão para incluir mais produtores no mercado de trabalho. “Estamos atuando em várias frentes. Queremos promover o desenvolvimento rural de forma sustentável. O mais importante é apoiar o produtor rural, criar um ambiente favorável para a produção sustentável e garantir a comercialização justa, que é a forma de gerar renda para quem trabalha no campo”, afirmou o governador. “Estamos investindo na inclusão produtiva, ou seja, queremos que mais produtores possam se inserir no mercado”, completou.

Uma das medidas concretas para garantia da cidadania no campo é o processo de regularização da ocupação de terras públicas rurais, aguardada em muitos casos há mais de 20 anos pelos produtores rurais. Cerca de 5 mil produtores em todo o Distrito Federal estão aptos para a regularização, sendo a maioria da agricultura familiar. O GDF já tem hoje cerca de 2 mil pedidos de regularização. “Essa medida vai permitir a compra da terra, que é a titulação. Com o título definitivo nas mãos, o produtor passa a ter acesso aos financiamentos agrícolas, como o FCO, o Fundo Constitucional do Centro-Oeste, porque a posse da terra é a garantia para ter o crédito. Com esse crédito, o produtor vai investir mais, vai aumentar a sua produção, o que significa mais alimento na nossa mesa e mais renda para os produtores. O acesso a esse crédito garante a possibilidade de melhorar a produção dando tranquilidade e gerando mais empregos na zona rural”, destacou Agnelo Queiroz.

Renda

Agnelo Queiroz também abordou o trabalho realizado pelo GDF para valorizar e aumentar a renda dos agricultores familiares, responsáveis por 80% da produção de hortaliças do Distrito Federal. São cerca de 7 mil empreendedores familiares, sendo 6 mil produtores de hortaliças. O governador explicou as políticas para promover a geração de renda e garantir a inclusão da agricultura familiar no mercado.

“Estamos assinando um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social que vai possibilitar a compra de produtos da agricultura familiar, no valor de cinco milhões de reais, para atender a rede assistencial. Eles vão vender hortaliças e laticínios para as creches e asilos daqui do DF. Com a assinatura desse convênio, serão atendidas, já de imediato, dezenas de instituições, o que, de fato, vai gerar renda para os pequenos produtores”, afirmou Agnelo Queiroz.

Outra medida é o envio para a Câmara Legislativa de um projeto de lei para garantir que o GDF compre direto dos pequenos agricultores. “Vamos comprar mais produtos da agricultura familiar para abastecer a nossa rede assistencial, a alimentação nas escolas públicas e penitenciárias do Distrito Federal”, detalha o governador. Ele explica que hoje a Secretaria de Educação já compra produtos da Agricultura Familiar, mas a meta é ampliar essa participação. “Hoje, eles vendem para as escolas públicas vários tipos de legumes, frutas e verduras, como alface, abóbora, brócolis, tomate, cenoura, morango, goiaba e banana”, exemplificou.

O governador afirmou ainda que a oferta de crédito para os produtores rurais foi ampliada. O Banco de Brasília (BRB) já está operando com as linhas do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), que destina linhas especiais para a produção do pequeno produtor. “A agricultura familiar conta com o apoio dos escritórios da Emater. Aliás, qualquer produtor, seja pequeno, médio ou grande, pode procurar assistência técnica nesses escritórios. Os técnicos são muito qualificados e estão em todas as áreas rurais do Distrito Federal. São 16 escritórios e estamos trabalhando também para fortalecer a assistência técnica, dando melhores condições de trabalho e investindo em capacitação”, finalizou Agnelo Queiroz.

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação e cuidados com a infância. Todo o conteúdo está disponível para ouvir e para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.