No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz falou sobre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que será inaugurado nesta quarta-feira, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil

" /> No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz falou sobre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que será inaugurado nesta quarta-feira, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil

">

22/11/2011 às 14:13

Hospital da Criança

No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz falou sobre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que será inaugurado nesta quarta-feira, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil

Por

Secretaria de Comunicação

Foi ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. Agnelo Queiroz falou sobre o Hospital do Câncer de Brasília José Alencar, que será inaugurado nesta quarta-feira, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil.
 
Agnelo Queiroz iniciou o programa ressaltando que a inauguração do Hospital da Criança de Brasília José Alencar é uma grande conquista para o Distrito Federal. “Quero expressar para o povo de Brasília a minha emoção em inaugurar o Hospital da Criança de Brasília em apenas 11 meses de governo. O hospital sempre foi um anseio da comunidade e nasceu a partir da doação e do amor de pais que sofriam vendo seus filhos submetidos a tratamentos dolorosos e que criaram a Abrace, a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias. E agora, a Abrace e o Governo se uniram para trabalharem juntos no tratamento das crianças portadoras de câncer”, destacou.
 
O governador explicou que o GDF e a Abrace assinaram um contrato de gestão compartilhada do Hospital, por meio do qual a Secretaria de Saúde cuidará da área médica, prestando assistência ao paciente, e a Abrace se responsabilizará pela área administrativa. “O hospital será um centro de referência internacional para o tratamento de câncer e outras patologias graves”, afirmou.
 
O Hospital da Criança terá capacidade para atender a 27 mil pacientes por mês. “O hospital vai tratar as doenças crônicas, como problema de rins, coração, fígado e o próprio câncer. Ele vai prestar atendimento a todas as patologias infanto-juvenis, que vão desde um problema de coração até o câncer”, explicou. Segundo o governador, serão oferecidos consultas, diagnóstico básico, cirurgias, quimioterapia e diálise. “E isso em um local adaptado e feito para atender adolescentes e crianças. O mais importante é que esse local foi feito para garantir um tratamento de qualidade, com equipamentos modernos e profissionais qualificados”, destacou.
 
Rede de assistência – O governador ressaltou ainda que o novo hospital fortalecerá a rede de assistência às crianças com câncer. Haverá um acréscimo de 70% na realização de consultas de oncologia infanto-juvenil, que passarão de 700 para 1,2 mil consultas por mês. Os procedimentos de quimioterapia irão mais que dobrar, passando de 500 para mais de mil. O Hospital terá 27 leitos de Hospital Dia e concentrará os atendimentos que eram feitos no Hospital de Base e no Hospital de Apoio. “Haverá capacidade de realizar, todo mês, 9 mil consultas de especialidades médicas, mais de 14 mil exames e procedimentos diagnósticos, 600 procedimentos de diálise, mil de quimioterapia e 300 de hemoterapia”, enumerou.
 
No fim do programa, Agnelo Queiroz informou que o câncer é a principal causa de morte por doença entre os jovens e crianças com idades entre 5 e 19 anos. “É uma doença séria, mas tem cura em mais de 70% dos casos. Como médico, quero explicar que para alcançar a cura é preciso diagnosticar a doença o mais cedo possível. Também é importante tratar o câncer em centros especializados, que, no caso do Distrito Federal, é neste Hospital da Criança”, finalizou.
 
O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.
 
Entre os temas já abordados estão agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação e cuidados com a infância. Todo o conteúdo está disponível para ouvir e para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.