Pacientes da Saúde Mental terão box na Feira da Torre

" /> Pacientes da Saúde Mental terão box na Feira da Torre

">

24/11/2011 às 18:32

Semeando Arte

Pacientes da Saúde Mental terão box na Feira da Torre

Por

Secretaria de Saúde

Pacientes inseridos no Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde terão oportunidade de mostrar seus trabalhos artesanais ao grande público. Será inaugurado no próximo domingo (27/11), às 9h, o box “Semeando Arte”, na Ala C da Feira da Torre de TV.

 A ideia é propiciar a geração de renda, trabalho e emprego dos usuários do programa e integrar o esforço nacional no sentido de consolidar a Política Nacional de Saúde Mental e, no DF, as determinações contidas no Plano Diretor de Saúde Mental 2011 – 2015 da SES-DF.

 Segundo o coordenador do Núcleo de Reinserção Social da Gerência de Saúde Mental/SES-DF, Aristóteles de Oliveira Pereira, “a alternativa da geração de renda também representa uma oportunidade de superar o estigma da incapacidade, que ao longo dos séculos, vem acompanhando as pessoas que padecem de algum tipo de transtorno mental. Além disso, incentiva e dissemina o espírito empreendedor desses brasileiros antes excluídos do convívio social”.

 O psicólogo Aristóteles ressalta que poder participar do “Semeando Arte” também proporciona comprovada recuperação da autoestima mediante o resgate da dignidade desses cidadãos que poderão apresentar aos seus familiares e à sociedade sua contribuição à diversidade e cultura nacionais.

 “A instalação do posto de comercialização dos produtos fabricados nas oficinas das Unidades da Rede de Saúde Mental da SES-DF – além de uma relevante conquista do coletivo de usuários dos Serviços, seus familiares e dos trabalhadores de Saúde Mental – significa um passo no sentido de apresentar à sociedade a contribuição cultural dessa população que já sofreu e ainda sofre tantos preconceitos, mas está viva se fazendo ver e ouvir”, acredita o coordenador.

 No box serão oferecidos trabalhos em crochê, tricô, malharia e outros tipos de trabalhos artesanais em forma de roupas, acessórios e artigos para o lar.