Evento internacional promoverá o intercâmbio entre pesquisadores e gestores públicos da área de Segurança Pública de cinco países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México

" /> Evento internacional promoverá o intercâmbio entre pesquisadores e gestores públicos da área de Segurança Pública de cinco países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México

">

24/11/2011 às 18:04

Seminário sobre Segurança Pública

Evento internacional promoverá o intercâmbio entre pesquisadores e gestores públicos da área de Segurança Pública de cinco países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México

Por

Secretaria de Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) é um dos apoiadores do Seminário Internacional Segurança Pública e Governança Democrática, que está sendo realizado hoje (24/11) e amanhã (25/11) por iniciativa do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo do evento é promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores e gestores públicos da área de Segurança Pública de cinco países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.
 
Serão realizados quatro painéis. O primeiro, hoje a partir das 10h, terá três apresentações. O conferencista Ernesto Cárdenas aborda a perspectiva da sociedade civil em governança e segurança no México. Paula Poncioni, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta o tema Governança Democrática da Segurança Pública: o caso da educação policial no Brasil. Jacqueline Muniz, da Universidade Candido Mendes (UCAM) e da Universidade Católica de Brasília (UCB), fala sobre Governança de Polícia: Insumos para accountability policial.
 
O segundo painel, a partir das 14h de hoje, também tem três apresentações. Marcelo Saín, da Universidad de Quilmes, na Argentina, analisa os dilemas e estratégias da nova polícia. Luis Flávio Sapori, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), discute A Integração das Polícias como exercício de Governança: o caso de Minas Gerais. Renato Sérgio de Lima, da Fundação Bienal de São Paulo (FBSP), discute o tema Entre Palavras e Números: os desafios da governança dos sistemas de informações de segurança pública no Brasil.
 
Amanhã, a partir das 9h, será realizado o terceiro painel, com a presença de três especialistas. Hugo Acero Velásquez, consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) na Colômbia, discutirá o crime organizado e a segurança da cidadania. Arthur Trindade, da UnB, apresentará Governança e Segurança Pública no Brasil: análise das secretarias estaduais de segurança pública. Juan Carlos Ruiz, da University of Essex, da Inglaterra, apresentará reflexões sobre políticas pública na América Latina e a governança urbana em bairros excluídos.
 
O quarto e último painel, a partir das 14h, contará com a apresentação de outros três especialistas. Alice Scartezini, do Grupo Caixa Seguros, e Nivio Nascimento, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), apresentarão o Programa Jovem de Expressão (Distrito Federal): o papel do setor privado na prevenção à violência. João José Sana, secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória (ES), José Carlos Arruti, coordenador executivo do GGIM de Lauro de Freitas (BA), e Claudia Ocelli, assessora de Políticas Sociais de Contagem (MG), falarão sobre o Programa Conjunto Segurança com Cidadania, com foco em seus respectivos municípios.
 
Serviço
 
Seminário Internacional Segurança Pública e Governança Democrática
Local: Instituto de Ciências Biológicas – Bloco E – Auditório I – UnB
Data: 24 e 25 de novembro de 2011
Horário: 09h às 18h