Iniciativa marca o início do plantio de mudas do Ciclo 2011/2012 do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo (RSBV)

" /> Iniciativa marca o início do plantio de mudas do Ciclo 2011/2012 do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo (RSBV)

">

01/12/2011 às 03:00

Jovens de escola rural realizam plantio de 100 mudas nativas

Iniciativa marca o início do plantio de mudas do Ciclo 2011/2012 do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo (RSBV)

Por

Estratégia São Bartolomeu Vivo

Nesta quinta-feira (01/12), jovens e crianças do assentamento Aguilhada, em São Sebastião, irão plantar 100 mudas de espécies nativas do cerrado no terreno ao redor da escola local. A iniciativa marca o início do plantio de mudas do Ciclo 2011/2012 do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo (RSBV).
 
Ao todo, serão plantadas 45 mil mudas de espécies nativas do cerrado nessa comunidade, com o compromisso dos agricultores de zelar pelas mudas, com foco não só na preservação ambiental, mas também na geração de trabalho e renda local por meio de práticas sustentáveis.
 
No dia 19 de novembro, foi realizada a primeira fase dessa ação: 120 famílias do pré-assentamento Rural Renascer (em Planaltina) realizaram um plantio simbólico de 140 mudas nativas em uma área próxima a nascentes.
 
Segundo o presidente da Associação de Moradores do pré-assentamento Renascer, Antônio Júlio, a chegada do RSBV foi bem-vinda, pois além de despertar na comunidade o sentimento preservação e sustentabilidade, ainda auxilia o processo de regularização dos lotes da comunidade. “Temos que fazer as coisas de acordo com a lei e, com esse plantio, a gente mostra que tem compromisso com o meio ambiente”, afirma.
 
Entre novembro de 2011 e março de 2012, 135 mil mudas serão plantadas em áreas degradadas ao longo da bacia do Rio São Bartolomeu. Prioritariamente, serão recuperadas áreas próximas a comunidades rurais que possuam córregos e rios tributários ao rio São Bartolomeu, áreas de proteção permanente e matas de galerias e ciliares próximas a veios d’água e nascentes. Após o plantio, os produtores rurais assinam um termo de compromisso para cuidar das mudas plantadas e recebem o “Certificado Amigo do Rio São Bartolomeu”.
 
Além da recuperação de aéreas, o Projeto realiza ações de educação ambiental, valorização da cultura local, capacitação e organização de jovens e lideranças locais por meio da comunicação socioambiental e da mobilização social. O objetivo dessas ações é despertar nas comunidades ribeirinhas o sentimento de pertencimento e a consciência da importância da preservação do rio São Bartolomeu e das diversas formas de vida presentes em sua bacia como condição para garantir o desenvolvimento integrado e sustentável do território.
 
O Projeto Rio São Bartolomeu Vivo tem como meta a recuperação de 500 hectares de áreas degradadas na bacia desse rio, com a participação direta das comunidades, visando o desenvolvimento sustentável da região. Com uma área de 4,5 mil quilômetros quadrados, a bacia abrange as regiões administrativas de Planaltina, Sobradinho, Paranoá e São Sebastião, no Distrito Federal, além dos municípios de Cristalina, Cidade Ocidental e Luziânia, em Goiás.
 
SERVIÇO
Plantio de Mudas do Médio Rio São Bartolomeu – Comunidade Aguilhada

Dia: 01/12 (quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Escola Classe Aguilhada, BR-251, km 34, São Sebastião-DF. Estrada que segue para Unaí-MG.