Mundial de Luta contra a Aids, Secretaria de Saúde, em parceria com a Usaid, oferece testagem rápida para HIV

" /> Mundial de Luta contra a Aids, Secretaria de Saúde, em parceria com a Usaid, oferece testagem rápida para HIV

">

01/12/2011 às 03:00

Teste rápido para HIV

Mundial de Luta contra a Aids, Secretaria de Saúde, em parceria com a Usaid, oferece testagem rápida para HIV

Por

Daniella Borges, da Agência Brasília

Quem passou pela Rodoviária do Plano Piloto nesta quinta-feira (1º) pôde fazer, em apenas 15 minutos, um teste rápido para diagnóstico do vírus HIV. Na data em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), colocou à disposição da população uma unidade móvel, na qual foram realizados os testes e distribuídos materiais educativos e preservativos. É o projeto Quero Fazer, que também conta com a colaboração de estudantes da rede pública e da Universidade de Brasília (UnB).
 
“Conversamos antes com o paciente para saber se ele teve comportamento de risco, pois geralmente quem fez o teste é porque se expôs de alguma maneira”, explica a enfermeira Lidiane Andrade, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. No caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para um dos Centros de Referência para tratamento com infectologista, onde também conta com apoio psicológico. Mais de 150 pessoas devem fazer o teste nesta quinta-feira.  O DF tem a segunda menor taxa de incidência da aids entre as capitais brasileiras.

Ansiedade – Quando saiu de casa para fazer compras no Conjunto Nacional, Isabel Dutra*, proprietária de um bar na cidade Ocidental, não sabia que apenas 15 minutos de espera a separariam da angústia de saber se é ou não portadora do vírus HIV. Mãe de dois filhos e com parceiro fixo há cerca de seis meses, ela admite que mantém comportamento de risco com o namorado. Eles não usam camisinha. “Estou com medo. A gente nunca deve confiar em ninguém na verdade, porque a gente não sabe da fidelidade dos caras [sic]”. Ela já fez o teste outras duas vezes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas revela que é recorrente o não uso de preservativos em suas relações sexuais.
 
O servidor público Pedro Sanches* aparenta tranquilidade enquanto aguarda a sua vez de ser chamado para o exame de testagem rápida do HIV. Aos 31 anos, o bacharel em Direito garante que não tem com que se preocupar: tem namorada fixa e diz não ter comportamento de risco. “Tenho uma namorada há três anos. A gente tem relação sem camisinha, mas sou fiel. O teste é uma forma de prevenção. A gente sempre precisa avisar o outro, o namorado, a namorada de que está tudo bem. Acredito que ela seja fiel também, mas a gente não pode colocar a mão no fogo por ninguém.” Segundo Pedro, a namorada dele também faz o teste periodicamente.
 
Campanha – Nesta terça-feira (28), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal lançou a campanha “Seja Qual for o seu Parceiro use Camisinha”, cujo principal foco são homens que fazem sexo com homens, considerado grupo vulnerável na transmissão da DST-Aids. Os eventos fazem parte da Semana Distrital e Dia Mundial de Prevenção da Aids e DSTs, instituída pela Lei Distrital 4.294/2009.
 
Testagem permanente – Os testes anti-HIV também são oferecidos gratuitamente pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) localizado no mezanino da Rodoviária do Plano Piloto, com o objetivo de facilitar o acesso ao diagnóstico. A testagem é voluntária, portanto, não precisa de solicitação médica para ser realizada. O CTA oferece aconselhamento pré e pós-teste.
 
*Os nomes dos personagens foram trocados para preservar a identidade dos entrevistados.