Em posse da nova diretoria do SIAB, Agnelo Queiroz ressalta a importância da indústria de alimentos para a economia do Distrito Federal

" /> Em posse da nova diretoria do SIAB, Agnelo Queiroz ressalta a importância da indústria de alimentos para a economia do Distrito Federal

">

02/12/2011 às 03:00

Indústria de Alimentos

Em posse da nova diretoria do SIAB, Agnelo Queiroz ressalta a importância da indústria de alimentos para a economia do Distrito Federal

Por


. Foto: Roberto Barroso

Daniella Borges, da Agência Brasília

O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, participou na noite dessa quinta-feira (01/12) da cerimônia de posse da diretoria do Sindicato das Indústrias da Alimentação de Brasília (SIAB) para o quadriênio 2011-2015, na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). Foi eleito presidente do SIAB o empresário do setor de panificação Paulo Sérgio Dias Lopes.

 

Agnelo Queiroz explicou que a distribuição do pão será mais democrática no Distrito Federal para as famílias beneficiadas com programas sociais do GDF. Em vez da atual distribuição direta, a ideia é permitir a compra do pão na padaria de escolha do assistido. “O nosso governo vai acabar com o monopólio da distribuição do pão. É até uma humilhação para a população pobre entrar numa fila para pegar o pão de graça e, às vezes, esse pão vir amassado, sem qualidade…Com o cartão, ele [o beneficiado] vai adquirir o pão em qualquer padaria perto da sua casa. É mais democrático e mais digno”, afirmou.

 

Para facilitar a concessão do benefício e a fiscalização, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) unificou as quatro bases de dados: Bolsa Família, Bolsa Social, Bolsa Escola e Vida Melhor (Nosso Pão, Nosso Leite e Cesta de Alimentos). O objetivo do recadastramento é também evitar fraudes e garantir que o recurso chegue de fato às famílias que precisam dele. “Tínhamos quatro cadastros completamente desorganizados, bagunçados e estamos transformando em um só”, disse Agnelo Queiroz. Atualmente, cerca de 167,3 mil pessoas recebem algum benefício da Sedest.

 

O pão nosso – Durante o evento, o governador Agnelo Queiroz ressaltou a importância da indústria da alimentação para o crescimento da economia do Distrito Federal. O setor de serviços é a base da economia brasiliense e representa, junto com o comércio, 92% do PIB local. “A padaria é quase uma extensão da casa das pessoas, pela cultura que o povo brasileiro tem de consumir o pão todas as manhãs. A cada dia ela está melhor, bem estruturada, atende bem, mexe com alimentos de qualidade, especialmente o pão, e é um setor que emprega muito. São 19 mil empregos diretos”, destacou.

 

O setor – De acordo com o Sindicato das Indústrias da Alimentação de Brasília (SIAB), o setor de padarias deverá crescer 11% em 2012. “Esperamos qualificar 500 profissionais no ano que vem e oferecer um serviço ainda melhor para a população e também nos prepararmos para os grande eventos”, analisa o presidente do SIAB, Paulo Sérgio Dias Lopes. O setor hoje tem cerca de 1300 padarias, 300 confeitarias e outras 100 empresas de alimentos e é responsável pela geração de mais de 19 mil empregos diretos. Mais de cinco milhões de pães são fabricados todos os dias no Distrito Federal.

 
Participaram também da cerimônia de posse o presidente da Fibra, Antônio Rocha; e o superintendente do Sebrae-DF, Antônio Valdir Oliveira Filho, entre outras autoridades.