Governador Agnelo Queiroz determina que Secretaria do Meio Ambiente acelere trâmites para incorporação de nova área. GDF realiza neste sábado (03/12) consulta pública sobre o tema com a população

" /> Governador Agnelo Queiroz determina que Secretaria do Meio Ambiente acelere trâmites para incorporação de nova área. GDF realiza neste sábado (03/12) consulta pública sobre o tema com a população

">

02/12/2011 às 03:00

Parque Olhos D’Água será ampliado

Governador Agnelo Queiroz determina que Secretaria do Meio Ambiente acelere trâmites para incorporação de nova área. GDF realiza neste sábado (03/12) consulta pública sobre o tema com a população

Por

Secretaria de Comunicação

O governador Agnelo Queiroz assinou hoje ofício para que a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) acelere os trâmites no processo de incorporação de uma nova área ao Parque Olhos D’Água, na Asa Norte. A determinação atende reivindicação antiga dos brasilienses, e a comunidade foi convocada para manifestar sua opinião sobre o tema durante Consulta Pública que a Semarh e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promovem neste sábado.

 

A proposta de ampliação do Executivo prevê que uma área de sete hectares, situada entre as superquadras 212 e 213 da Asa Norte, seja incorporada ao parque. Isso representa 33% a mais na área total da unidade de conservação – que hoje possui 21 hectares. A expansão integra as ações do programa Brasília, Cidade Parque, desenvolvido pela Semarh e Ibram com o objetivo de criar novas unidades de conservação e melhorar a estrutura e a preservação daquelas já existentes. Os dois locais serão ligados por uma passagem subterrânea sob a via L1. A nova área também receberá infraestrutura, como ciclovias e pontos de encontro comunitários.

 

A área a ser incorporada era destinada, desde 2000, a uma projeção comercial. Visto que o espaço é sensível do ponto de vista ambiental, pela existência de nascentes, o governador Agnelo Queiroz entendeu que a área deve ser incorporada ao parque. “O GDF indenizará o proprietário. Essas negociações ficarão a cargo da Terracap. E as projeções da UnB (Universidade de Brasília), também na área, serão realinhadas para que não atinjam as nascentes”, destacou Agnelo Queiroz, informando que o Ibram deve oficializar a proposta do novo projeto nos próximos dias.

 

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão, a preservação da área é o que precisa ser garantido. “A indenização será resolvida. O que importa é que nós do governo atendemos uma reivindicação da população de Brasília e a área será preservada”, afirmou.

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério Público são favoráveis ao projeto. Em reunião com a Semarh e o Ibram, no dia 24 de novembro, as instituições se posicionaram a favor da incorporação da área. A consulta pública sobre o tema está marcada para as 16h deste sábado (3/12), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (SEPN 516, Bloco B, Lote 7, Asa Norte).

00016868

Foto: Mary Leal