Aulas irão qualificar multiplicadores para atuar na prevenção às drogas

" /> Aulas irão qualificar multiplicadores para atuar na prevenção às drogas

">

05/12/2011 às 03:00

Servidores da Administração do Varjão vão receber curso na Academia de Polícia Civil do DF

Aulas irão qualificar multiplicadores para atuar na prevenção às drogas

Por

Administração Regional do Varjão

Servidores da Administração do Varjão participarão de curso que irá qualificar multiplicadores para atuar na prevenção às drogas. As aulas terão início nesta segunda-feira (5) e vão até o dia 16, quando ocorrerá a entrega de certificados. Cerca de 40 pessoas estão inscritas no curso, sendo 11 do Varjão, que vão dar suporte ao projeto “Varjão contra as Drogas”.
 
O programa será ministrado na Academia de Polícia Civil do DF (APC/PCDF), a pedido da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e à Dependência Química da Câmara Legislativa do DF.
 
O Chefe do Centro Piloto de Educação e Prevenção da APC, Deocleciano Virgíneo Barros, comenta que esta é a primeira vez que o curso será ministrado a partir de modelo inovador que visa transmitir ensinamentos por meio de eixos temáticos. Ao todo, sete instrutores especialistas vão se revezar para repassar informações sobre didática e planejamento para apresentações públicas e técnicas sobre drogas estimulantes, repressoras e perturbadoras, englobando ainda as oficinas práticas que vão capacitar o participante para atuar na elaboração e na realização de palestras.
 
“O curso é inovador, com método de ensino para adultos que desenvolve habilidades para aplicação do conhecimento visando o combate ao uso de drogas pela prevenção”, ressalta Barros, explicando que os eixos do programa objetivam construir competências, teorias e práticas para atuação em áreas vulneráveis da sociedade.
 
O Administrador do Varjão, Hélio das Chagas, ressaltou a importância da participação dos servidores no projeto. “Com este curso da Academia de Polícia vamos qualificar cientificamente mais pessoas para atuarem na cidade. Estamos confiantes de que os resultados vão aparecer e os problemas que as famílias enfrentam com as drogas serão minimizados”, ressaltou.
 
No Varjão, desde que o programa de prevenção foi instituído, várias ações já foram realizadas. No esporte, estão em desenvolvimento os projetos “Driblando as Drogas”, que envolve mais de 150 jovens no futebol; o “Lutando contra as Drogas”, com a participação de 80 atletas lutadores de jiu jitsu e karatê; e o “Correndo das Drogas”, para os adeptos do atletismo. Durante os treinos, especialistas ministram palestras sobre os malefícios do uso de drogas como forma de alerta aos jovens.