Audiência pública com presença da comunidade debateu Projeto de Lei Complementar (PLC) para desafetação das áreas de becos em Ceilândia e procedimentos de regularização

" /> Audiência pública com presença da comunidade debateu Projeto de Lei Complementar (PLC) para desafetação das áreas de becos em Ceilândia e procedimentos de regularização

">

07/12/2011 às 03:00

Becos de Ceilândia

 

Audiência pública com presença da comunidade debateu Projeto de Lei Complementar (PLC) para desafetação das áreas de becos em Ceilândia e procedimentos de regularização

Por

Sedhab

A Administração Regional de Ceilândia, em parceria com a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), promoveu nessa terça-feira (06/12) audiência pública para debater com a comunidade o Projeto de Lei Complementar (PLC) para desafetação das áreas de becos em Ceilândia e procedimentos de regularização.
 
Estiveram presentes o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, o secretário-adjunto da Sedhab, Rafael Oliveira, o subsecretário de Regularização, Chico Floresta, e o administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, entre outras autoridades.
 
O secretário Geraldo Magela esclareceu aos presentes os procedimentos necessários para a regularização das áreas em questão e afirmou que, apesar de no passado já ter existido lei sobre o assunto (Lei Complementar nº 29/1997), a legislação foi considerada inconstitucional por ter sido proposta por um deputado, uma vez que as questões relativas ao uso de solo são de competência do Executivo.
 
Geraldo Magela também informou que outras questões surgiram, como o questionamento por parte do Ministério Público referente ao destino das áreas exclusivo para uma determinada categoria, no caso os servidores da segurança pública do DF.
 
“Visando superar os percalços do passado, o processo foi retomado, com a superação de diversas etapas para cumprimento da legislação vigente e para evitar ações judiciais que impeçam a legalização”, pontuou o secretário.
 
A importância da participação da comunidade foi reforçada pelo administrador de Ceilândia. “Nós precisamos estar mobilizados para acompanhar o processo e cobrar na Câmara”, enfatizou Ari de Almeida.
 
Processo de regularização – A primeira etapa para regularização dos becos da cidade compreende 2.400 lotes que já foram criados, registrados e doados à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).
 
Após realização de audiência pública, o projeto de lei será enviado à Câmara Legislativa.  Após aprovação da lei pelos deputados distritais, a Sedhab fará a titulação, de acordo com cronograma estabelecido pela Codhab, que envolve levantamento cadastral dos atuais moradores, convocação, habilitação e entrega da escritura.