Comitê formado por 15 secretarias faz balanço dos três primeiros meses de atividade. Encontro teve como objetivo ajustar as ações e elaborar relatório que será entregue ao governador Agnelo Queiroz

" /> Comitê formado por 15 secretarias faz balanço dos três primeiros meses de atividade. Encontro teve como objetivo ajustar as ações e elaborar relatório que será entregue ao governador Agnelo Queiroz

">

13/12/2011 às 03:00

Enfrentamento ao Crack

Comitê formado por 15 secretarias faz balanço dos três primeiros meses de atividade. Encontro teve como objetivo ajustar as ações e elaborar relatório que será entregue ao governador Agnelo Queiroz

Por


. Foto: Brito

Suzano Almeida, da Agência Brasília

Representantes das 15 secretárias de Estado que compõem o Comitê de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas se reuniram, nesta terça-feira (13/12), para debater as ações que estão sendo realizadas pelo programa Viva a Vida Sem Drogas. O encontro teve como objetivo ajustar as ações das secretarias e elaborar um relatório que será entregue na próxima semana ao governador Agnelo Queiroz.
 
O secretário de Justiça em exercício, Jefferson Ribeiro, afirmou que, apesar do pouco tempo de funcionamento, o Comitê já apresenta bons resultados e que, em 2012, ampliará o atendimento, a prevenção, o tratamento e a repressão ao tráfico de drogas no Distrito Federal.
 
Uma das ferramentas de destaque no combate ao uso de drogas são os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs). Hoje, são seis em funcionamento e, no próximo ano, serão construídos outros 12 em diversas cidades do DF. Apenas no CAP da Rodoviária, são atendidas cerca de 1.500 pessoas por mês.
 
No plano preventivo, apenas este ano foram capacitados 40 profissionais para atuarem como palestrantes em escolas públicas e privadas, além de dois mil professores e diretores. Programas como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) já atenderam mais de 40 mil alunos de escolas públicas e privadas e 1.500 pais.
 
“A meta da Secretaria de Justiça [para o ano que vem] é atingir 100 mil jovens, encaminhar cartilhas às residências dos pais desses alunos e também incentivar a repressão”, destacou o secretário em exercício.
 
A Secretaria vem atuando no combate às organizações criminosas. Recentemente, foram incineradas três toneladas de drogas apreendidas no Distrito Federal. “O Comitê tem a clareza que nosso trabalho tem de ser no campo preventivo, no campo do tratamento, da reinserção social e no campo repressivo, no enfrentamento ao tráfico de drogas”, disse Jefferson Ribeiro.
 
A próxima reunião será realizada em fevereiro de 2012, quando será realizada uma nova avaliação sobre o combate ao crack e outras drogas.