Localizado na Ceasa-DF, mercado atenderá a população do Distrito Federal e incentivará o aumento do consumo de pescados, viabilizando a venda direta da produção de peixes aos consumidores finais

" /> Localizado na Ceasa-DF, mercado atenderá a população do Distrito Federal e incentivará o aumento do consumo de pescados, viabilizando a venda direta da produção de peixes aos consumidores finais

">

15/12/2011 às 03:00

Mercado do Peixe de Brasília será inaugurado neste sábado (17)

 

Localizado na Ceasa-DF, mercado atenderá a população do Distrito Federal e incentivará o aumento do consumo de pescados, viabilizando a venda direta da produção de peixes aos consumidores finais

Por

Seagri-DF

Para impulsionar a expansão da piscicultura regional sustentável, garantindo a melhoria de renda dos piscicultores familiares e pescadores artesanais, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), em parceria com a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Distrito Federal (MPA), inauguram neste sábado (17) o Mercado do Peixe de Brasília. O mercado atenderá a população do Distrito Federal e incentivará o aumento do consumo de pescados, viabilizando a venda direta da produção de peixes aos consumidores finais.
 
Localizado na Ceasa-DF, o Mercado do Peixe, que vai funcionar inicialmente das 7h às 17h, aos sábados, será administrado em parceria com a Associação dos Aquicultores e Pescadores Artesanais (HAJAPEIXE). O projeto de aproximadamente R$ 1 milhão vai beneficiar mais de 67 famílias associadas.
 
De acordo com o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, o mercado da região é atrativo e estimulante, porém, os produtores, em iniciativas isoladas, têm encontrado grandes dificuldades na comercialização da produção. “Diante dessa situação, o planejamento e a organização dos produtores para aproveitar o cenário favorável são de extrema importância”.
 
O mercado de pescado hoje em Brasília é de 12,8 kg per capita por ano. Mas a produção local atende apenas 25% da demanda de consumo. Grande parte do que se comercializa vem de outros estados e países. A ação é mais uma oportunidade para o consumidor do DF.
 
Compõem a estrutura do Mercado do Peixe de Brasília uma Unidade de Beneficiamento e Comercialização de Pescado, uma fábrica de gelo e um caminhão frigorífico.

Unidade de Beneficiamento e Comercialização de Pescado – A Unidade de Beneficiamento e Comercialização de Pescado tem instalações e equipamentos para realizar operações em condições sanitárias adequadas, que permitem a manutenção da qualidade, conservação e melhoria da aparência do produto. O peixe, após a captura ou despesca, é recepcionado e submetido a lavagem, toalete, evisceração, filetagem, embalagem, acondicionamento, estocagem e venda.
 
Fábrica de gelo – Com capacidade para 1,2 toneladas/dia, a fábrica de gelo é equipada para a produção de gelo em escamas, utilizado para a conservação do peixe no transporte desde o local de produção ou pesca e para a conservação do peixe fresco processado a ser comercializado.
 
Caminhão frigorífico – O caminhão frigorífico é dotado de baú com equipamento de refrigeração e tem capacidade para transportar até quatro toneladas de pescado. Ele vai auxiliar na captação de pescado junto aos piscicultores e pescadores artesanais. Além disso, o caminhão poderá fazer a entrega de pescado aos restaurantes e peixarias do Distrito Federal, garantindo, assim, o acondicionamento adequado e preservando a qualidade.