Gerência da Central de Intérpretes de Libras ganha nova estrutura para atender deficientes auditivos

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16/12/2011 às 03:00

Sejus no atendimento aos deficientes

 

Gerência da Central de Intérpretes de Libras ganha nova estrutura para atender deficientes auditivos

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria de Cidadania, inaugurou a nova estrutura da Gerência da Central de Intérpretes de Libras (Gecil) para atender aos portadores de deficiências auditivas do Distrito Federal. A estrutura montada na Praça do Cidadão, localizada na Estação 114 Sul do Metrô, contará com seis intérpretes que atenderão casos previamente agendados e a urgências.

“A central de interpretes de libras funcionará diariamente das 8h às 18h, com atendimentos internos e externos. Ou seja, se o deficiente auditivo precisar de algum atendimento ou acompanhamento para uma consulta ou entrevista de emprego, por exemplo, a central estará à disposição dele”, anunciou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania em exercício, Jefferson Ribeiro.

A nova estrutura contará com sistema de vídeo web, que auxiliará a comunicação entre os intérpretes e os surdos. A gerência recebeu ainda uma sala reservada para os casos em que deficiente precisar tratar assuntos sigilosos.

A central atende, em média, cerca de 450 pessoas por mês e outros 50 em atendimentos externos, dando suporte aos deficientes que utilizam órgãos públicos.

“Muitas vezes acontecem problemas no trânsito, onde o Juizado Especial pede a presença de um intérprete, para acompanhar o surdo e até em audiências no próprio tribunal, quando o juiz determina. Em algumas situações, até a família solicita a presença de um intérprete, por dificuldade de entender uma doença que o surdo é acometido”, diz Jefferson Ribeiro, que completa: “Nosso trabalho não é apenas administrativo, mas também social”.

O subsecretário de Cidadania da Sejus, César Pessoa de Melo, afirma que estão sendo coordenadas parcerias com outras instituições para ampliar os serviços oferecidos aos deficientes auditivos.

“A pessoa com deficiência tem esse espaço como ponto de encontro, onde ela sabe que encontrará informações. Além dos atendimentos pré-agendados e de emergência, também atendemos quem está de passagem por Brasília. Assim, elas têm acesso ao que está acontecendo na cidade, o que o governo está fazendo”, explicou César Pessoa de Melo.

A secretaria também vai oferecer, em parceria com a secretaria de Saúde, cursos de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), para as pessoas com deficiência auditiva.