A população comemora com uma programação especial e com as várias melhorias promovidas neste ano pelo Governo do Distrito Federal

" /> A população comemora com uma programação especial e com as várias melhorias promovidas neste ano pelo Governo do Distrito Federal

">

19/12/2011 às 03:00

Núcleo Bandeirante festeja 55 anos

A população comemora com uma programação especial e com as várias melhorias promovidas neste ano pelo Governo do Distrito Federal

Por

Ailane Silva, da Agência Brasília

O Núcleo Bandeirante comemora desde sábado seu aniversário de 55, comemorado oficialmente nesta segunda-feira (19/12). O Governo do Distrito Federal preparou uma programação especial, com shows, corte de bolo, queima de fogos e competições esportivas, que terminou hoje, com um café da manhã com pioneiros.
 
A cidade, considerada histórica por ser um dos principais núcleos na época da construção da capital federal, foi contemplada este ano com melhorias em diversas áreas. “Nós concluímos ou iniciamos 29 obras. Foram realizados reparos na Feira Permanente do Núcleo Bandeirante, investimos em iluminação pública em diversos pontos e reforma várias estruturas, e devolveremos à população o Clube Parque Bandeirante, que estava sendo utilizado pelo Corpo de Bombeiros”, resumiu o administrador da regional, Elias Dias.
 
De acordo com ele, foram construídas e entregues duas novas quadras poliesportivas. “Outras duas (uma poliesportiva e a outra de gramado sintético) estão sendo finalizadas e a quadra da primeira escola do Núcleo Bandeirante, Centro de Ensino Metropolitana, está sendo reformada”, explicou.
 
Os moradores também podem contar com mais iluminação. Segundo Dias, a pista de cooper, o estacionamento do fórum,  a ciclovia e outros pontos da cidade receberam novos postes de luz, lâmpadas novas e outros ajustes. “Investimos cerca de R$ 800 mil só nesta área. Aqui havia muitos pontos escuros e que não recebiam manutenção há muito tempo.”
 
A Feira Permanente do Núcleo Bandeirante também esta recebendo reparos nos banheiros e telhado. Além disso, está previsto para o ano que vem uma reforma completa na estrutura, que será metálica.  Um dos objetivos da ação é preparar o local para receber turistas, já que grandes eventos internacionais serão sediados em Brasília e a expectativa é de que a feira receba muitos visitantes por ser um local tradicional.
 
Outro ganho será a retomada do Clube Parque Bandeirante para desenvolver atividades para a comunidade. O local era utilizado pelos moradores há alguns anos, mas havia sido transferido para o Corpo de Bombeiros. De acordo com o administrador, no clube serão desenvolvidas várias atividades gratuitas, a partir de parceria com as diretorias regionais de Ensino e Saúde, além dos conselhos de saúde, tutelar, ambiental, entre outras entidades. “Mais de 500 inscrições já foram realizadas. Acredito que vamos atender a cerca de duas mil pessoas por dia”, completou o administrador.
 
No quesito saúde, os moradores poderão contar nos próximos dias com o atendimento do Programa Saúde da Família, em que agentes de saúde visitarão a comunidade de casa em casa, prestando orientações e atendimento médico.
 
Entre outras melhorias na cidade estão a reforma e ampliação do estacionamento localizado na avenida Dom Bosco; reforma completa da Biblioteca Pública, do Estádio Metropolitano e de 12 parquinhos; entrega de quatro Pontos de Encontro Comunitário (PECs); distribuição de 36 contêiner e 80 lixeiras em vários pontos; construção de 2,5 quilômetros de calçada, 1,5 quilômetros de meio-fio e 40 rampas de acessibilidade.
 
Projetos Sociais – No Núcleo Bandeirante, a administração disponibilizou um espaço para que a terceira idade, grupos culturais e de esporte pratiquem atividades. Um dos grupos é formado por crianças especiais, que desenvolvem atividades como teatro e dança. Há também o Viver Cidadão, que foi realizado em agosto e terá a segunda edição em maio de 2012. O projeto reúne uma série de serviços como corte de cabelo, entrega de cesta básica e serviços jurídicos.
 
História – O Núcleo Bandeirante, que constituiu um dos principais núcleos na época da construção de Brasília, é uma das localidades mais tradicionais do Distrito Federal. A área era integrada pela Velhacap, posteriormente denominada Candangolândia, com a função administrativa; pelo Núcleo Bandeirante, com função comercial, e o HJKO, para prestar serviços hospitalares.

Pelo fato de, na época, o Núcleo Bandeirante estar livre do pagamento de impostos para incentivar a vinda de comerciantes, o local ficou conhecido como Cidade Livre. Nesse período, o loteamento estava destinado ao uso exclusivamente comercial e sua existência estaria limitada ao período da construção de Brasília (1956-1960). Os lotes foram cedidos em sistema de comodato, isto é, a escritura não era definitiva e deveriam ser devolvidos à Novacap no final de 1959.

Para impedir o fim do Núcleo Bandeirante, em abril de 1960, foi dado início ao movimento Pró-Fixação e Urbanização do Núcleo Bandeirante (MPFUNB) de residentes e usuários da cidade que reivindicavam a fixação do local. O movimento foi ganhando força e a vitória dos moradores ocorreu por meio da Lei nº 4.020, de 20/06/61, aprovada pelo no Congresso Nacional e sancionada pelo então Presidente da República, João Goulart.