No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz fez o balanço de seu primeiro ano à frente do GDF, a partir do trabalho na recuperação de serviços e estruturas de Estado

" /> No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz fez o balanço de seu primeiro ano à frente do GDF, a partir do trabalho na recuperação de serviços e estruturas de Estado

">

20/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Com a casa arrumada

No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz fez o balanço de seu primeiro ano à frente do GDF, a partir do trabalho na recuperação de serviços e estruturas de Estado

Por


Na capa, governador Agnelo Queiroz e ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitam em novembro Hospital de Base. Ao lado, entrega do dossiê de Brasília para a Copa de 2014 à CBF, em janeiro.
Na capa, governador Agnelo Queiroz e ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitam em novembro Hospital de Base. Ao lado, entrega do dossiê de Brasília para a Copa de 2014 à CBF, em janeiro.. Foto: Arquivo/Agência Brasília

    Secretaria de Comunicação

 

    Foi ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. Durante a conversa semanal com o jornalista Carlos Campbell, Agnelo Queiroz fez um balanço de seu primeiro ano de gestão à frente do Governo do Distrito Federal, destacando as medidas adotadas para arrumar a casa, desde o corte de grama no início do ano até a reforma de escolas.

 

    “Recebemos o governo em uma situação muito pior do que eu imaginava, com grandes dívidas, contratos vencidos, sem prestação de contas, portanto na inadimplência. Uma verdadeira bagunça. Estamos organizando e arrumando a casa até hoje, mas posso considerar essa etapa superada”, avaliou Agnelo Queiroz. “A casa está mais arrumada, as contas equilibradas e já estamos implantando muitos dos nossos programas de governo”, explicou o governador.

 

    Após comentar sobre a recuperação de serviços e estruturas, Agnelo Queiroz abordou as medidas adotadas para aumentar a eficiência da administração pública e a transparência do governo. Entre elas estão o Portal da Transparência e a Ouvidoria contra Corrupção, na qual o cidadão pode fazer denuncias de uso indevido do recurso público. Outro ponto importante destacado pelo governador foi a prestação de contas dos convênios com o governo federal. “O CNPJ do GDF só foi liberado agora, no final do ano, por causa de tanta inadimplência. Foi uma situação extremamente difícil porque tivemos que manter o sistema de saúde funcionando, as escolas também. Reformamos 300 escolas para o início do ano letivo”, explicou.

 

    Agnelo Queiroz também falou sobre os investimentos na saúde, comentando sobre as mudanças ocorridas desde que elegeu essa área a prioridade de seu governo. “Reformamos vários centros de saúde e hospitais, e contratamos mais de 4 mil servidores para a saúde”, enfatizou. Na oportunidade, o governador antecipou a prioridade da pasta para o próximo ano: “Em 2012, vamos nos dedicar à atenção básica, que é a ampliação da rede de urgência e emergência, e a melhora dos centros de saúde e das equipes do programa Saúde da Família.”

 

    Outro ponto destacado pelo governador foi o ganho para a área social da realização de grandes eventos na capital do país, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. “Um exemplo é que os filhos das famílias que recebem Bolsa Família estão fazendo curso para qualificação da Copa e estão inscritos no programa de Empreendedorismo Individual. Vamos oferecer em 2012 quase 5 mil vagas para os filhos das famílias que recebem o Bolsa Família”, adiantou Agnelo Queiroz.

 

    Além do aquecimento econômico com a geração de empregos, os grandes eventos dos próximos anos também estão projetando a imagem de Brasília no cenário internacional. “Fazer a abertura da Copa das Confederações e a Copa do Mundo é uma conquista maravilhosa que coloca a nossa cidade no plano nacional e internacional. O mundo inteiro vai conhecer Brasília e isso vai gerar oportunidade para o povo do Distrito Federal”, comemorou o governador.

 

    O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

 

    Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação e cuidados com a infância. Todo o conteúdo está disponível para ouvir e para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.