CEB entregou mais de 100 geladeiras a moradores do condomínio Del Lago

" /> CEB entregou mais de 100 geladeiras a moradores do condomínio Del Lago

">

28/12/2011 às 03:00

Cidadania com Energia

CEB entregou mais de 100 geladeiras a moradores do condomínio Del Lago

Por


. Foto: CEB

CEB

 

A CEB Distribuição entregou, nesta quarta-feira (28/12), geladeiras com selo Procel de baixo consumo a 110 moradores do condomínio Del Lago, no Itapoã. A ação faz parte do projeto de eficiência energética da Companhia, o Agente CEB. Por meio dele, estão sendo distribuídas 6,5 mil geladeiras e 300 mil lâmpadas econômicas à população de baixa renda do Distrito Federal. Além disso, o programa realiza palestras sobre o uso eficiente e cuidados com energia elétrica.

 

O projeto integra o programa Cidadania com Energia, lançado pela CEB no começo de dezembro, na comunidade Mandala, tambémdo Itapoã. O objetivo do projeto é oferecer às comunidades carentes o fornecimento de energia elétrica e os projetos sociais e de eficiência energética desenvolvidos pela Companhia.

 

No condomínio Del Lago, a aposentada Militana Ribeiro Evangelista foi a primeira a receber a geladeira de baixo consumo. Feliz com a troca, ela disse que mantinha o mesmo refrigerador há 16 anos. “Agora, minha conta de luz deve baixar”, afirmou ela.

 

Com a mesma expectativa estava a autônoma Vânia Santana da Anunciação. “Há quatro anos, comprei uma geladeira já usada. Espero que, com esta troca, minha conta de luz venha mais barata de agora em diante”.

 

Segundo o gerente de P&D e Eficiência Energética da CEB, Elias Brito Júnior, a tendência é que seja reduzida a fatura de energia dos contemplados com as novas geladeiras. “O refrigerador é responsável por 30%do consumo de energia de uma casa. Com ele sendo mais econômico, é possível que a conta diminua”, explicou ele.

 

Como funciona o Agente CEB – O Agente CEB mantém pesquisadores de uma empresa terceirizada contratada pela Companhia que visitam unidades consumidoras de baixa renda do Distrito Federal. Eles informam aos moradores destas residências sobre o uso correto de energia elétrica, negociação de débitos e regularização comercial. Os pesquisadores também identificam, por meio de um selo, quais unidades consumidoras poderão ter suas geladeiras substituídas por um modelo com selo Procel de baixo consumo, além das que terão suas lâmpadas incandescentes trocadas por fluorescentes compactas.