Brasiliense que passa de ônibus pela EPNB tem ficado 20 minutos a menos em média no trânsito. Via Estrutural deve ser a próxima a contar com o corredor exclusivo

" /> Brasiliense que passa de ônibus pela EPNB tem ficado 20 minutos a menos em média no trânsito. Via Estrutural deve ser a próxima a contar com o corredor exclusivo

">

03/01/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Faixa exclusiva reduz tempo de viagem

Brasiliense que passa de ônibus pela EPNB tem ficado 20 minutos a menos em média no trânsito. Via Estrutural deve ser a próxima a contar com o corredor exclusivo

Por

    Renato Ferreira, da Agência Brasília

    Nos últimos sete dias, usuários do sistema de transporte público coletivo que transitam pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) têm chegado mais rápido a seu destino. Com a inauguração da faixa exclusiva para ônibus na via, os passageiros estão tendo o tempo médio de suas viagens entre as rodoviárias do Riacho Fundo e do Plano Piloto, por exemplo, reduzido em cerca de 20 minutos nos trajetos de ida e volta.

    “Além de aliviar o trânsito na EPNB, estamos estimulando o uso do transporte coletivo. A faixa exclusiva para ônibus tem tudo para se consolidar no Distrito Federal e contribuir para um trânsito mais rápido e mais seguro para todos”, destacou o governador do DF, Agnelo Queiroz.

    A economia de tempo percebida nesta primeira semana de uso da faixa exclusiva deve ser ainda maior. De acordo com o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, novos ajustes serão providenciados nos próximos dias. Entre eles, a permissão para que táxis usem o corredor exclusivo. A medida deve dar maior fluidez nas duas faixas da via que ficaram destinadas aos carros.

    “Também iremos impedir o trânsito de caminhões na EPNB em horários de pico, das 6h às 9h30 e das 16h30 às 20h, além de permitir a passagem de coletivos escolares na faixa a partir do momento em que as aulas forem retomadas”, informou Campanella.

    Outra providência será uma obra no viaduto da Candangolândia, onde será construída uma alça que permitirá a continuidade da faixa exclusiva. Mudança na abertura dos semáforos também está sendo estudada para que o trânsito fique retido o menor tempo possível.

    A intenção é que todas as alternativas já tenham sido verificadas até o final de janeiro, quando recomeçam as aulas, e com elas o movimento intenso na estrada. De acordo com o DFTrans, 140 mil veículos passam pela EPNB por dia nos dias úteis.

    Pontualidade – Na avaliação do diretor-geral do DFTrans, a iniciativa tem atendido seu propósito. “O projeto está sendo bem sucedido. Os trabalhadores agora têm a garantia de que chegarão pontualmente ao serviço. O objetivo é incentivar as pessoas a deixarem o carro em casa e usarem o ônibus. Todos saem ganhando”, defendeu.

    A opinião positiva é compartilhada pela estudante Amanda de Moura, 17 anos. Moradora de Samambaia, ela faz estágio na área central do Plano Piloto. Desde a semana passada, tem ficado 30 minutos a menos dentro do ônibus no trajeto casa-trabalho e trabalho-casa. “A mudança foi excelente. Acredito que deve ser ampliada para todo o Distrito Federal”, afirmou.

    A ideia da faixa exclusiva para ônibus será estendida para outras regiões do Distrito Federal. Nesta quarta-feira (04), técnicos do DFTrans, Detran e policiais militares vão se reunir para discutir os detalhes da implantação do sistema em outros locais. O mais provável é que a Via Estrutural seja a próxima pista a contar com o projeto.

    Outros corredores exclusivos de ônibus serão implantados na BR-020, entre Sobradinho I e a entrada da Ponte do Bragueto; na BR-040, entre o Viaduto de Santa Maria e o Viaduto da Candangolândia; no Eixo Monumental, entre o Cruzeiro Velho e a Rodoviária do Plano Piloto; na Avenida Hélio Prates, entre o Centro/Feira de Ceilândia e o antigo Buritinga; na DF-085, entre o Estádio e o Centro de Taguatinga; e na Via Estrutural, entre a Cidade do Automóvel e a entrada do Viaduto Ayrton Senna (pico da manhã) e entre o Posto do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito e o Viaduto do Pistão Norte (pico da tarde).

    00018168

    Foto: Pedro Ventura