Após reunião intersetorial, governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, anunciou ações para reformular passagens subterrâneas e incentivar o uso pelos pedestres. Iluminação será trocada e 64 PMs farão a segurança dos túneis

" /> Após reunião intersetorial, governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, anunciou ações para reformular passagens subterrâneas e incentivar o uso pelos pedestres. Iluminação será trocada e 64 PMs farão a segurança dos túneis

">

11/01/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Governo define medidas de segurança para o Eixão

Após reunião intersetorial, governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, anunciou ações para reformular passagens subterrâneas e incentivar o uso pelos pedestres. Iluminação será trocada e 64 PMs farão a segurança dos túneis

Por

    Victor Ribeiro, da Agência Brasília

    O Governo do Distrito Federal definiu uma série de medidas para incentivar a população a utilizar as passagens subterrâneas do Eixo Rodoviário Norte-Sul (Eixão). A partir da próxima segunda-feira (16), 64 policiais farão a segurança dos túneis, das 7h30 às 18h30. Além disso, oito motocicletas da Polícia Militar circularão pela via durante a noite e a madrugada, e será instalada uma nova iluminação. Também está prevista campanha publicitária para conscientizar os pedestres a usarem as passagens.
     
    “Para dar segurança ao Eixão, temos que cuidar dos motoristas e também dos pedestres”, destacou o governador em exercício do DF, Tadeu Filippelli, após reunião realizada na tarde desta quarta-feira com a comissão que discute propostas para aumentar a segurança na via. “Desde já planejamos alcançar metas reais e promover uma mudança de postura da população, como fizemos com a faixa de pedestres, dando exemplo para todo o país”, completou Tadeu Filippelli.
     
    Ficou decidido que os policiais serão divididos em duplas e permanecerão nas passagens até que a reforma esteja concluída. Eles começaram a ingressar na PMDF no fim de 2011, por meio de concurso público. No começo de seu mandato, o governador Agnelo Queiroz determinou que esse tipo de seleção fosse realizada ao menos uma vez por ano, para que, no fim de sua gestão, 4 mil novos policiais garantam a segurança no Distrito Federal.
     
    Outra medida para incentivar a população a usar as travessias subterrâneas é a troca da iluminação e a instalação de câmeras de segurança, a exemplo do que já ocorre nas pistas do Eixão. “Daqui a 15 dias teremos uma passagem com o projeto-piloto dessa nova iluminação”, anunciou Tadeu Filippelli.
     
    A Companhia Energética de Brasília (CEB) instalará os novos equipamentos na passagem entre o Hospital de Base do DF e o Banco Central. O objetivo é que a iluminação no local seja a mais parecida possível com a luz do dia, inclusive durante a noite e a madrugada, e que, para evitar nova troca após a reforma das passagens, seja de fácil adaptação a um novo modelo arquitetônico.
     
    Reformulação – O governador em exercício Tadeu Filippelli informou ainda que o GDF assinou com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) um termo de referência para “retificar as passagens”. Na prática, é uma espécie de edital que estabelece um cronograma de ações e orienta os arquitetos que pretendam apresentar projetos para reforma das travessias subterrâneas. O anúncio do vencedor está previsto para o aniversário de Brasília (21 de abril).
     
    “Queremos acabar com os desníveis em volta das passagens, para as pessoas verem que não tem ninguém escondido em volta. O projeto precisa também acabar com as curvas nas travessias, para que, ao entrar, o pedestre consiga enxergar toda a extensão da passagem até a saída”, detalhou Tadeu Filippelli.
     
    Outra melhoria, anunciada em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é a troca do revestimento desses túneis. A ideia é usar materiais que facilitem a limpeza de pichações e a higienização. O grupo debateu ainda a instalação de pequenas bancas de serviços comerciais, como sapateiros e costureiras, nas entradas das passagens.
     
    O GDF vai realizar ainda campanha publicitária para estimular os pedestres a usarem as passagens subterrâneas, que estão se tornando mais seguras. Serão instalados também anúncios nas paradas de ônibus e sinalizações que marquem onde existem entradas de passagens.
     
    Também estiveram presentes à reunião os secretários de Estado de Obras, Oto Silvério, e de Transportes, José Walter Vazquez; o diretor-presidente da Novacap, Juvenal Batista; os diretores-gerais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fauzi Nacfur Junior, e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), João Monteiro Neto; os secretários adjuntos de Segurança Pública, Suamy Santana, e de Publicidade Institucional, Edgard Fagundes Filho; o coordenador das Cidades, Francisco Machado; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Alfredo Gastal, e o administrador regional de Brasília, José Messias de Souza, além de especialistas e técnicos do GDF.

    00018769

    Foto: Pedro Ventura