Equipes devem visitar cerca de 50 estabelecimentos nas próximas semanas

" /> Equipes devem visitar cerca de 50 estabelecimentos nas próximas semanas

">

12/01/2012 às 03:00

Saúde coleta dados sobre tabaco nos bares da Asa Sul

Equipes devem visitar cerca de 50 estabelecimentos nas próximas semanas

Por

Secretaria de Saúde

Técnicos da Secretaria de Saúde que participam do Estudo de Monoximetria Ambiental patrocinado pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas) no Brasil, iniciam nesta quinta-feira (12) a fase de coleta de dados em bares e restaurantes da cidade. A iniciativa demonstrará o teor de monóxido de carbono em ambientes onde se permite fumar, assim como em suas proximidades e os níveis de contaminação de trabalhadores desses estabelecimentos.

A primeira visita para coleta de dados deve ser feita a partir das 21h, na quadra 403 sul (Asa Sul) onde existe uma grande concentração de bares e restaurante com ambientes fechados e abertos (onde é permitido fumar). A equipe do Distrito Federal é composta por técnicos da Vigilância Sanitária e do Programa de Combate ao Tabagismo e Câncer, que foram capacitados em treinamento realizado em dezembro de 2011.

“Os resultados deverão demonstrar a influência da fumaça de cigarro sobre a saúde das pessoas que possuem contato rotineiro com esta condição” destaca o diretor da Vigilância Sanitária, Manoel Silva Neto. A consolidação dos dados está prevista para os próximos meses.

A ideia é visitar cerca de 50 estabelecimentos nas próximas semanas – sempre de quinta-feira a sábado no período da noite – e pesquisar 250 trabalhadores. O estudo é conduzido pelo Instituto do Coração – Incor-USP, usando a monoximetria como um indicador para avaliar a qualidade do ar inalado pelos trabalhadores dos locais que serão visitados.

“Vamos utilizar dois aparelhos para verificar os níveis de monóxido de carbono nos ambientes (fechados e abertos) e também nos trabalhadores dos estabelecimentos”, ressalta a auditora de Vigilância Sanitária da SES, Mônica Mulser Parada. Segundo a auditora, serão pesquisados quatro funcionários de cada bar ou restaurante. Além do DF, o estudo será realizado em São Paulo e Porto Alegre.