Mostra com fotografias da gaúcha Lisette Guerra, produzidas em diversos locais do país caribenho, entra em cartaz nesta segunda-feira (16), no Museu da República

" /> Mostra com fotografias da gaúcha Lisette Guerra, produzidas em diversos locais do país caribenho, entra em cartaz nesta segunda-feira (16), no Museu da República

">

13/01/2012 às 03:00

Exposição Luz de Cuba no Festiarte

Mostra com fotografias da gaúcha Lisette Guerra, produzidas em diversos locais do país caribenho, entra em cartaz nesta segunda-feira (16), no Museu da República

Por

    Victor Ribeiro, da Agência Brasília

    Cinquenta fotos 80cm x 80cm registradas em Cuba nos últimos três anos fazem parte da exposição Luz de Cuba, da fotógrafa gaúcha Lisette Guerra, que entra em cartaz nesta segunda-feira (16) e segue até o dia 15 de fevereiro, no Museu da República. A mostra está na programação do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília (Festiarte), uma iniciativa do Governo do Distrito Federal, realizado pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação do DF e com apoio da Secretaria de Turismo do DF, das embaixadas da China e Espanha, de instituições culturais e da Escola de Música de Brasília.
     
    As imagens foram captadas por Lisette em várias localidades do interior de Cuba. Ela procurou apontar suas lentes para diferentes paisagens, que não fossem aqueles tradicionais pontos turísticos da capital Havana, alvo preferido dos turistas. Segundo Lisette, Cuba é naturalmente um cenário para fotografias. “Parece que estamos dentro de um filme. O elenco, a produção do cenário, do figurino, tudo está na nossa frente, é só clicar. São pessoas muito bonitas e alegres, que lembram muito os brasileiros”, observa.
     
    A paixão pela terra de Fidel começou em 2009, quando a fotógrafa visitou Cuba pela primeira vez, para fazer aulas de salsa. Ela ficou tão encantada pelas belezas locais que abriu mão do padrão estético que praticara durante três décadas de carreira e deixou de fotografar apenas pessoas para registrar também paisagens. “Visitei a ilha, em diferentes épocas, para fotografar a luz do verão e do inverno, o plantio e a colheita do tabaco”, explica.
     
    O plano é que as imagens estejam no quarto livro de Lisette, ainda sem previsão de lançamento. O primeiro trouxe retratos de modelos; o segundo, figurino de televisão, e o terceiro, sobre mães, mulheres grávidas, bebês, pais e crianças.
     
    As fotos de Lisette já foram expostas em Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Buenos Aires, Roma e Nova Iorque, mas nunca em Brasília. A fotógrafa está muito confiante na receptividade do público. “Acho que vai ser um sucesso”, aposta.
     
    Biografia – Lisette Revoredo Guerra é gaúcha de Iraí e se formou em jornalismo e publicidade e propaganda pela PUC-RS. Trabalhou para o jornal Zero Hora de Porto Alegre (1980 a 2000), fazendo em seu estúdio trabalhos publicitários, de moda, retratos e com modelos. Desde o começo da carreira tem a preferência em fotografar pessoas. Realizou diversas exposições individuais. É autora dos livros Retrato de Modelo (Jornal Zero Hora e L&PM Editores, 1997), que reúne fotos e entrevistas, feitas por Lisette, sobre o mundo da moda; Figurino – uma experiência na televisão, obra em parceria com a figurinista carioca Adriana Leite (Editora Paz e Terra, 2002), que mostra, por meio de fotos e textos, a elaboração do figurino de TV, desde sua criação e execução, até o momento em que as novelas vão ao ar. E em 2010, lançou o livro Pai e Mãe, visão singular de um tema eterno.
     
    1º Festiarte – O festival tem programação até o dia 15 de fevereiro, com música, teatro, artes plásticas, fotografias, circo e dança. “Este festival amplia e democratiza as opções de cultura e lazer para a população, porque será um evento gratuito, em diversos pontos do Distrito Federal”, destaca o governador Agnelo Queiroz.
     
    O festival é realizado no Teatro Nacional, Centro de Convenções, Biblioteca Nacional, Museu da República, Cine Brasília e regiões administrativas.
     
    O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, afirma que a intenção do Festival é democratizar o prazer de apreciar diferentes manifestações culturais no conjunto de cidades do DF. “Queremos ir além dos eventos e oferecer reflexões sobre a diversidade cultural, além do contato com ícones da cultura brasileira”, reforça.
     
    SERVIÇO
     
    1º Festival Internacional de Artes de Brasília

    Exposição Luz de Cuba

    De 17 de janeiro a 15 de fevereiro de 2012

    De terça-feira a domingo, das 9h às 18h30

    Local: Museu da República – Conjunto Cultural da República, Esplanada dos Ministérios, Brasília

    Entrada franca

    Classificação Livre
    Mais informações:
    www.festiarte2012.blogspot.com

    00018834

    Foto: Lisette Guerra