Projeto Jovem Cidadão cadastra jovens dispensados das Forças Armadas para seleções de emprego em empresas parceiras do Governo do Distrito Federal

" /> Projeto Jovem Cidadão cadastra jovens dispensados das Forças Armadas para seleções de emprego em empresas parceiras do Governo do Distrito Federal

">

13/01/2012 às 03:00

Oportunidades de trabalho para jovens

Projeto Jovem Cidadão cadastra jovens dispensados das Forças Armadas para seleções de emprego em empresas parceiras do Governo do Distrito Federal

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) está promovendo ações para inserir no mercado do trabalho jovens que foram dispensados do serviço militar obrigatório. Por meio do projeto Jovem Cidadão, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), apenas em 2011, mais de 35 mil jovens foram cadastrados e tiveram seus currículos enviados a empresas parceiras da secretaria. Para este ano, a meta é atender 39 mil pessoas.
 
Segundo o subsecretário de Direito Humanos da Sejus, Todi Moreno, cerca de 45 mil jovens passam anualmente pelas filas de seleção das Forças Armadas, sendo que apenas 6 mil são aproveitados. “Muitos querem servir para garantir uma renda, mas acabam voltando para casa por excesso de contingente. Por isso, nós cadastramos esses jovens para buscarem o primeiro emprego”, explica Todi Moreno.
 
A Sejus possui parceria com 16 empresas dos segmentos de fast food, hipermercados e postos de combustíveis, entre outros, que recebem o cadastro dos jovens para seleção de funcionários.
 
Juramento à bandeira – Na manhã desta sexta-feira (13), cerca de 120 rapazes dispensados do serviço militar participaram do juramento à bandeira, no auditório da administração de Taguatinga, e saíram cadastrados para participarem de seleções de emprego.
 
“Ao fazer o juramento à bandeira, esses jovens assumem um compromisso com seu país, mas em muitos casos voltam para casa sem perspectiva alguma, sem saber como conseguir o primeiro emprego ou como se qualificar para o mercado de trabalho”, observa o subsecretário de Direito Humanos da Sejus Todi Moreno. “O Programa Jovem Cidadão busca solucionar esse problema”, destaca.
 
A previsão é que, a partir do segundo semestre de 2012, o GDF passe a oferecer aos jovens cursos profissionalizantes, para que, no caso de não serem selecionados por uma das empresas parceiras da Sejus, eles possam ter outra opção para se inserirem no mercado de trabalho.
 
Jovens participam de palestra contra drogas – Antes de jurarem à bandeira, os jovens participaram de uma palestra sobre o uso e efeito de drogas lícitas, como álcool e tabaco, e ilícitas, como crack, cocaína e maconha. A palestra faz parte do programa Viva a Vida Sem Drogas, que busca conscientizar, especialmente os mais novos, sobre os riscos do uso de entorpecentes e outras substâncias prejudiciais ao usuário.